O Esporte Clube Pinheiros, frequentado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (), se recusou a homenagear o magistrado brasileiro.
A tentativa de fazer o “voto de louvor” ocorreu em 2022. Segundo o site Poder360, uma pessoa que frequenta a associação propôs que o clube fizesse a homenagem. Contudo, os integrantes do Conselho Deliberativo decidiram rejeitar a condecoração. Foram 64 votos contra, 32 a favor e sete abstenções.
Neste domingo, 17, . A associação, localizada no bairro Jardins, área nobre da capital paulista, é conhecida por reunir frequentadores da elite paulistana.
Em entrevista à revista norte-americana The New Yorker, o magistrado afirmou que pratica muay thai — arte marcial também conhecida como boxe tailandês. O ministro também afirmou que faz musculação e corrida.
Ao mesmo tempo em que foi flagrado ao fazer exercícios, Moraes tem de lidar com as sanções com base na Lei Magnitsky impostas pelo governo dos Estados Unidos.
O Departamento do Tesouro norte-americano, responsável pelo anúncio da punição, .
Por causa da sanção, o ministro está proibido de entrar ou transitar em território norte-americano. Além disso, qualquer ativo que o magistrado eventualmente possua nos EUA ou com negócios no país será congelado.
Fonte: revistaoeste