Mais da metade de novembro já se passou, e a cidade de Urubici, na serra de Santa Catarina, amanheceu nesta quinta-feira (17) com 0°C e geada. E não foi apenas lá, não. Outras cidades entre as serras gaúcha e catarinense tiveram uma manhã gelada em plena primavera.
+ Brasil seguirá sob influência de La Niña
O fato curioso deste terceiro ano regido pelo fenômeno La Niña é que, até o momento, o Brasil registrou geadas em todos os meses de 2022 nas serras do Sul do país. Ao todo, já foram confirmados 136 dias com ocorrência de geadas neste ano. Esse tempo mais frio também é aberto e, assim, garante a colheita do trigo na região.
Em relação às chuvas, o padrão atmosférico continua com a mesma configuração. As chuvas pesadas, com volumes expressivos e preocupantes, persistem no norte do Espírito Santo, em boa parte da Bahia (incluindo a capital Salvador), no centro-sul do Piauí e do Maranhão, Tocantins, Amazonas, Pará e Acre. Além desses estados, algo similar é previsto para áreas entre Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.
Previsão para os próximos dias de primavera
Para os próximos dias, as instabilidades serão reforçadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e pela frente fria que passará a ficar estacionária entre a costa do Espírito Santo e da Bahia. De Aracaju (SE) a Natal (RN), as chuvas serão passageiras e sem grandes alertas.
Do oeste de Mato Grosso ao Rio Grande do Sul, o tempo firme continuará garantido na sequência da primavera no hemisfério sul. O sol aparece em todas as áreas e não há previsão de chuva. Nessa parte do país, o que continuará sendo destaque será o calor e a baixa umidade do ar.
Por outro lado, a chance de geada nas áreas altas das serras gaúcha e catarinense persistirá. Tempo firme também em pequenos pontos do centro da Paraíba, centro-oeste do Rio Grande do Norte e no centro do Ceará.
No fim de semana, as tempestades ainda estão previstas para ao menos quatro estados: Bahia, Piauí, Maranhão e Pará. As pancadas de chuva irão se espalha mais e chegam em boa parte de Mato Grosso, no norte de Mato Grosso do Sul e na metade norte paulista. Na região Sul, o tempo firme ainda predominará em boa parte das áreas. Contudo, podem ocorrer chuvas rápidas na costa de Santa Catarina, bem como em Florianópolis e no litoral do Paraná.
________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.
Fonte: canalrural