Com o aumento das queimadas nesta época do ano, produtores rurais em Mato Grosso contam com um aliado essencial: a cartilha de prevenção e combate aos incêndios elaborada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT). O material fornece orientações práticas, que podem fazer a diferença entre o controle e o desastre.
O material foi elaborado com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) e dispõe de informações essenciais para a prevenção e o combate ao fogo. Disponível impressa e também digitalmente, através do site da Aprosoja MT, o vice-presidente da entidade, Luiz Pedro Bier, explica que a intenção é alcançar o público, de maneira rápida e fácil, em especial os produtores rurais.
“Além de plantar, além de viabilizar financeiramente a sua lavoura, o produtor precisa saber de legislação ambiental e de legislação trabalhista, precisa acompanhar bolsas de valores. São muitas informações que o produtor tem que estar antenado ao mesmo tempo e uma cartilha como essa, com informação fácil, bem digerível e disponível ao produtor rural, facilita a vida do produtor para ele conseguir ter todas as informações reunidas para poder acessar informações bem rápidas, práticas e diretas”, detalha Bier.
A delegada do núcleo de Tapurah, Daiane Kirnev, conta que o conteúdo da cartilha faz com que os produtores se lembrem de que pequenos atos, muitas vezes faz uma grande diferença para evitar grandes prejuízos.
“Ela vem trazer informações que muitas vezes parecem óbvias, mas passam despercebidas no dia a dia e na correria das colheitas. Então, a gente viu que práticas simples, como fazer aceiros ou mesmo a revisão em dia das máquinas facilita muito a manutenção da prevenção das queimadas. Isto porque durante a seca qualquer faísca, qualquer falha no equipamento pode causar um incêndio e a gente não quer que isso aconteça, porque temos prejuízos muito grandes tanto para os equipamentos quanto para o nosso solo que fica empobrecido”, diz a produtora.
Para o delegado coordenador do núcleo de Vera, Maicon Rech, a cartilha foi um auxílio quando passou por um incêndio em 2024. Ele conta que o fogo aconteceu em um dia de colheita de um vizinho e estar preparado minimizou danos.
“Tivemos sorte, porque estávamos com tanque d’água já, tudo preparado, e isso beneficiou para que a gente tivesse um controle o mais rápido possível, minimizando os prejuízos. A cartilha dá um norte do que a gente precisa fazer, os equipamentos que a gente precisa ter e me ajudou a proteger e solucionar esse incidente”, relata Maicon.
O impacto da cartilha vai além da prevenção: ela representa o compromisso da Aprosoja MT com a segurança, sustentabilidade e fortalecimento do setor agropecuário em Mato Grosso. Ao reunir conhecimento técnico, experiência prática e parcerias estratégicas, como com o Corpo de Bombeiros Militar, a entidade demonstra que está ao lado do produtor rural em todos os momentos, não apenas na lavoura, mas também na proteção do patrimônio e do meio ambiente.
Fonte: cenariomt