Revolução à vista: a nova bateria de sal que pode mudar o jogo dos carros elétricos
A maior fabricante de baterias do mundo, CATL, anuncia uma nova bateria feita de sal que promete durar quase 6 milhões de quilômetros, custar 90% menos e ser mais segura.
A indústria de veículos elétricos está prestes a testemunhar uma revolução silenciosa, mas poderosa. A CATL, maior fabricante de baterias do mundo, acaba de revelar sua nova criação: a bateria Naxtra, a primeira bateria de íons de sódio a ser produzida em massa.
E os números são impressionantes: a empresa garante que ela pode durar até 5,8 milhões de quilômetros, com um custo 90% menor que as atuais baterias de íons de lítio.
Nova bateria de sal da CATL que pode mudar o jogo dos carros elétricos
O principal componente da nova bateria é o sal, um recurso abundante e de fácil extração, o que a torna uma alternativa economicamente viável e sustentável.
As baterias de íons de sódio são vistas como uma substituição promissora para as de íons de lítio, que dependem de materiais mais raros e caros. No entanto, tentativas anteriores de desenvolver essa tecnologia esbarravam em uma limitação: a baixa densidade energética. A solução da CATL foi inovadora.
A bateria Naxtra combina células de íons de sódio com algumas células de íons de lítio, criando um sistema híbrido que equilibra a química e opera com mais eficiência em temperaturas extremas. Essa abordagem permite que a bateria alcance uma densidade energética de 175 Wh/kg, próxima à das baterias de íons de lítio mais comuns.

Mais segura
Além da longevidade e do custo reduzido, a bateria Naxtra também promete mais segurança. Baterias com mais ciclos de carga, como a da CATL, tendem a diminuir o risco de incêndios. William S. Lerner, especialista em mitigação de riscos, aponta que o problema de segurança está, muitas vezes, relacionado à degradação das baterias.
“Quando você começa a carregar os veículos, as pessoas não obedecem à regra de carga de 80%, e o problema então se torna que as baterias são ativos depreciáveis”, afirmou Lerner. Com a nova tecnologia da CATL, a bateria é esperada para exceder 10.000 ciclos de carga antes de começar a se degradar.
A chegada da bateria Naxtra pode ser um divisor de águas na indústria, especialmente no que tange ao preço dos carros elétricos. Com o custo da bateria, o componente mais caro de um veículo elétrico, caindo de US$ 100/kWh para US$ 10/kWh, a promessa de carros elétricos mais acessíveis se torna mais real do que nunca.
Comente abaixo: Se a bateria Naxtra for tão boa quanto a CATL promete, qual o maior impacto que ela terá na indústria automotiva, na sua opinião?
Leia aqui: Nova bateria da CATL tem mais de Mil km de autonomia e menos risco de incêndio
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360