Mundo

Airbus A320 deve superar Boeing 737: projeções indicam liderança em entregas globais

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em 1981, quando a anunciou o desenvolvimento de um novo jato de corredor único para competir com a , o 737 já dominava o mercado global. O modelo norte-americano, em operação havia mais de uma década, revolucionara a aviação comercial ao tornar rotas curtas mais baratas e, principalmente, lucrativas.

Sete anos depois, em 1988, a Airbus colocou em operação o A320. Àquela altura, a Boeing já havia consolidado sua liderança, com cerca de 1.500 unidades do 737 entregues. O equilíbrio, no entanto, mudaria gradualmente.

Segundo a consultoria de aviação Cirium, a família A320 está prestes a ultrapassar o 737 como a aeronave comercial mais entregue da história. Até o início de agosto, o jato europeu havia alcançado 12.155 entregas ao longo de sua trajetória, reduzindo a diferença para apenas 20 unidades em relação ao rival norte-americano. A expectativa é de que a virada aconteça em setembro.

“Alguém naquela época esperava que o A320 pudesse se tornar o número um, com volumes de produção tão altos? Eu certamente não esperava, e provavelmente a Airbus também não”, escreveu Max Kingsley-Jones, chefe de consultoria da Cirium Ascend, em publicação nas redes sociais, conforme a agência Bloomberg.

O avanço da Airbus reflete sua consolidação como principal concorrente da Boeing. No início dos anos 2000, as entregas anuais do A320 e seus derivados já haviam superado as do 737. Em 2019, os pedidos totais também ultrapassaram o rival norte-americano. Mesmo assim, o 737 resistia como o jato mais entregue da história — até agora.

+

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.