A cantora Anitta e o apresentador Luciano Huck estiveram nesse sábado (16) na aldeia Ipatse do povo Kuikuro, no Território Indígena do Xingu, em Mato Grosso. Os dois acompanharam o ritual do Kuarup — um ritual fúnebre realizado para homenagear os mortos e fortalecer os laços comunitários, do qual participam cerca 900 indígenas, além de convidados.
O Kuarup ocorre sempre um ano após a morte dos parentes indígenas. Os troncos de madeira representam cada homenageado. Eles são colocados no centro do pátio da aldeia, ornamentados, como ponto principal de todo o ritual. Em torno deles, a família faz uma homenagem aos mortos. Passam a noite toda acordados, chorando e rezando pelos seus familiares que se foram. E é assim, com rezas e muito choro, que se despedem, pela última vez.
Este ritual deve ser transmitido um especial para o Domingão. Mas, alguns trechos, em especial a participação de Anitta, que está a caráter, tem sido divulgada nas redes sociais do cineasta indígena Bob Kuikuro.
Em conversa com o cineasta, Anitta celebrou a oportunidade da visita: “Viver uma experiência inesquecível. Vocês abriram pra mim. Já recebi os guajajara na minha casa de verdade e vocês estão convidados”, destacou. O indígena agradeceu: “Sei que acompanhamos a sua luta com o povo indígena e fico feliz com a sua atitude com os povos originários. Vejo nas redes sociais a usa luta com a gente.”
Neste domingo (17), tanto Anitta quanto Luciano seguem para a Terra Indígena Capoto-Jarina, no Mato Grosso, onde visitarão a aldeia do Cacique Raoni, liderança histórica na defesa da Amazônia e dos direitos indígenas.
Confira alguns dos vídeos divulgados por Bob:
Fonte: unicanews