Notícias

Abílio ironiza críticas sobre ‘todes’ e lança campanha de tapa-buraco em Cuiabá: detalhes e novidades!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), transformou a polêmica sobre o uso de pronomes neutros em piada e aproveitou para anunciar a campanha “tapa-buracos” que está em andamento na cidade. Em vídeo divulgado nas redes, o chefe do executivo responde com o humor a publicações da população que questionam se ele os buracos nas ruas da capital também vão sumir caso a palavra “todes” seja pichado sobre eles.

A polêmica teve início no final de julho, quando, de forma rude, Abilio proibiu a professora Drª Maria Inês da Silva Barbosa, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), de usar pronomes neutros durante a Conferência Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), após ela usar o termo “todes”. O prefeito chegou a “convidar” a acadêmica a deixar o espaço e ela se retirou por vontade própria.

Desde então, as ruas da cidade e, por consequência, as redes sociais de cuiabanos viraram palco de “memes” irônicos sobre o termo. Houve uma pequena onda de pichações, entre elas um buraco em uma rua da cidade com o escrito “TODES”, que ao ser publicado nas redes foi acompanhado pelo questionamento irônico: “se escrever todes nos buracos da cidade será que o Abílio tampa?”.

De acordo com a Prefeitura, já foram fechados mais de 63.500 buracos em 72 bairros e 1.200 avenidas da cidade, nos sete primeiros meses deste ano. Então, Abílio aproveitou a deixa para responder à publicação com um vídeo bem-humorado em que anuncia a continuidade das obras.

Assista:

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.