A resposta vem após declarações contraditórias do secretário de Infraestrutura, Marcelo Padeiro, sobre a viabilidade do projeto.
O túnel, anunciado pelo governo no fim de junho, tem como objetivo solucionar problemas causados por deslizamentos na MT-251, além de reduzir impactos ambientais e operacionais na região. Durante reunião com a equipe da Secretaria de Infraestrutura, a solução técnica foi apresentada ao governador e aprovada por ele.
“Está terminando o projeto básico, não mudou nada”, disse Mauro ao .
O governador explicou que a alternativa do túnel é mais cara que a intervenção atualmente em curso, mas mais econômica do que outras soluções anteriormente estudadas. Segundo ele, os custos ainda são estimativas preliminares.
O Ministério Público Federal (MPF) acompanha de perto as intervenções na MT-251. A medida visa assegurar que todas as obras atendam às condicionantes impostas pela Autorização de Licenciamento Ambiental 02/2018, garantindo proteção ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O procedimento administrativo foi instaurado pelo procurador da República Frederico Siqueira Ferreira, com o objetivo de monitorar as ações da Secretaria de Infraestrutura e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Com o projeto básico em fase de conclusão, a expectativa é que a licitação do túnel seja aberta nos próximos dias, garantindo início das obras assim que forem cumpridas todas as exigências legais e ambientais.
Fonte: Olhar Direto