Ao contrário do que vai acontecer no Brasil, a história do Jeep Renegade chegará ao fim antes de 2026 começar. No mercado europeu, de acordo com o que disse um porta-voz da Stellantis à revista alemã Auto Motor und Sport, a fabricante decidiu descontinuar a produção do modelo e um sucessor não está previsto.
VEJA TAMBÉM:
O Jeep Renegade chegou à Europa um pouco antes do Brasil, em 2014, fabricado sobre a mesma plataforma do Fiat 500X, que já deixou de ser produzido. Por lá, o Renegade também fez sucesso, mas por causa das rápidas mudanças no mercado europeu o SUV deixará de ser produzido no final de 2025.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Com isso, abre-se mais espaço para as vendas do compacto Jeep Avenger, fabricado sobre a mesma base dos modelos da Peugeot e Citroën, assim como o novo Compass, que já é montado em Melfi (Itália) e será diferente do modelo que será vendido nas Américas. O Avenger está sendo bem aceito na Europa, com versões eletrificadas e preço mais atrativos que partem de 26.300 euros (R$ 166 mil em uma conversão simples).
Na Europa, o Jeep Renegade chegou a ter 500 mil unidades vendidas desde o lançamento e teve várias versões, com motor a gasolina e a diesel, e mais recentemente, híbrida plug-in, mas as mudanças no mercado europeu acabaram levando ao fim a história do SUV por lá. No Brasil, porém, a situação é diferente.
Vale lembrar que o Jeep Avenger também chegará ao Brasil, previsto para estrear em 2026. É dado como certo que será fabricado em Port-Real (RJ), na mesma fábrica onde são montados os modelos da Citroën, o C3 e o Aircross.
Renegade continua no Brasil
Imagem: Projeções/ Kleber Silva
Embora esteja ocupando apenas a sétima posição entre os SUVs compactos mais vendidos, de acordo com o ranking AUTOO, com 24.381 unidades entre janeiro e julho de 2025, o Jeep Renegade terá novidades no ano que vem, com retoques no desenho e uma versão híbrida leve, de acordo com o site Autos Segredos.
Será um grande desafio para o Renegade, entre outros fatores, porque o modelo vai ter que conviver com o Avenger que será fabricado em Porto Real (RJ), também a partir do ano que vem, como uma opção mais em conta e totalmente nova na linha no mercado brasileiro.
Para encarar o mercado de SUVs com mais apelo, o Renegade vai ter versão híbrida leve e retoques no visual no que vem. Ainda, conforme o Autos Segredos, haverá mudanças pontuais nos para-choques e no interior, que receberá novos revestimentos, além de novas rodas e detalhes nas lanternas traseiras, como mostram as projeções do designer Kleber Silva.
De acordo com a mesma fonte, o sistema híbrido leve MHEV de 48 volts que será instalado no Renegade terá sua estreia na Fiat Toro da linha 2026 e contará com dois motores elétricos, um para funcionar como motor de partida e outro ligado ao câmbio automático, com 28 cv e 5,6 kgfm de torque.
Além disso, para depois 2027, o Renegade poderá ter uma nova geração, maior e mais sofisticada que a atual, fabricado sobre uma nova plafaforma e com versões eletrificadas focando a eficiência energética e nos baixos índices de emissões.
Imagem: Projeções/ Kleber Silva
Fonte: autoo