Em Cuiabá, as obras do BRT estão em andamento após impasses com o Consórcio Construtor BRT. Este consórcio é responsável pelos trechos da Avenida do CPA que estavam em aberto, incluindo 1,5 km entre o CREA e a Defensoria Pública, e 3 km entre o Viaduto da Sefaz e o Hospital do Câncer, segundo o acordo extrajudicial.
Na última semana, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) prorrogou em 54 dias o prazo de vigência do acordo extrajudicial firmado com o Consórcio Construtor BRT. A decisão foi tomada com base em justificativas técnicas devidamente documentadas, que afetaram diretamente o andamento da obra. O novo prazo para a conclusão dos trechos em execução passa a ser 2 de outubro de 2025.
Sem citar o nome de Emanuel Pinheiro (PSD), o presidente disse que “infelizmente” a obra ficou parada por conta do ex-prefeito e de “empresas sem responsabilidade que assumem compromissos e não dão conta de fazer”.
Nesse sentido, ele cobrou que o estado seja mais rigoroso nas punições pelos atrasos nas execuções das obras.
“Nós temos bons empresários e boas empresas que executam rápido. Agora nós temos umas que infelizmente deixam muito a desejar e o Estado precisa ser mais rigoroso nas multas, nas execuções dos contratos para que realmente essas empresas saiam do mercado e não venham pegar a obra do Estado”, disse em entrevista na última semana.
Até o momento, em torno de 80% do que estava previsto no acordo foi concluído. Toda a parte de pavimento rígido, que são as pistas de concreto por onde os veículos do BRT passarão, foi feita. Já a restauração do asfalto e drenagem nas pistas tem previsão de conclusão em agosto.
Para o mês de setembro estão programadas as etapas finais, que incluem a conclusão da pista do parque linear, ciclovia, requalificação de calçadas, paisagismo e sinalização viária horizontal.
Importante lembrar que o trecho entre o viaduto da Sefaz e a Defensoria Pública não faz parte do acordo com o Consórcio BRT. O local, incluindo a Praça Ulisses Guimarães, está com obras sendo realizadas pelo Consórcio Integra BRT, que venceu a primeira licitação para finalização das obras em Cuiabá e Várzea Grande.
Fonte: Olhar Direto