CENÁRIO AGRO

Rodada Técnica: Informação e Pesquisa em Campos de Júlio e Sapezal

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) realizou, nesta quarta-feira (13.08), o terceiro dia da etapa Oeste da Rodada Técnica, nos municípios de Campos de Júlio e Sapezal. O evento reuniu produtores rurais, pesquisadores e profissionais do setor para debater o consórcio de milho com plantas de cobertura e apresentar resultados de pesquisas dos Centros Tecnológicos da Aprosoja (CTECNOs).

Para o delegado coordenador do Núcleo de Campos de Júlio, Jonathan Ferrari Guadagnin, receber a Rodada Técnica é fundamental para ampliar o conhecimento técnico no campo. “A entidade está trazendo para os produtores o que está sendo feito no CTECNOs, aqui da nossa região. A gente entende os trabalhos que estão sendo feitos e as pesquisas. Também acredito que é um momento muito importante, até do produtor estar levando para a entidade novas dúvidas e outras coisas para serem pesquisadas. Gostaria de agradecer a Aprosoja MT por estar trazendo a Rodada Técnica aqui no nosso núcleo. É de extrema importância a gente estar sempre se aprimorando, adquirindo conhecimento, para levar para nossas lavouras e estar buscando alcançar resultados melhores”, afirmou.

Na ocasião, o pesquisador e consultor Leandro Zancanaro explicou que o consórcio de milho com plantas de cobertura deve ser planejado para evitar competição excessiva e garantir produtividade.

“Um dos temas escolhidos aqui na Rodada Técnica de Campo de Júlio foi a questão do consórcio de milho com plantas de cobertura. Hoje nós estamos falando tanto em sistemas de produção que estamos falando bastante de consórcios de plantas, seja de milho com plantas de cobertura. O milho sozinho, quando bem conduzido, torna mais fácil a condução do que quando consorciado com outras plantas de cobertura, como braquiária, crotalária ou outros miques de cobertura. Quando se coloca plantas de cobertura junto você tem que manejar muito bem, porque senão tem uma competição pesada, elevada dessas plantas de cobertura com o milho, afetando a produtividade do milho. Então, é um manejo muito técnico”, ressalta.

O delegado coordenador do núcleo de Sapezal, Pedro Beppler, destacou a importância da Rodada Técnica trazer os resultados de pesquisas e soluções aos produtores rurais. Ele ainda agradeceu a entidade por proporcionar momentos de conhecimento para o associado. “A Rodada Técnica traz resultados das pesquisas realizadas no CTECNO Parecis para auxiliar o produtor a ter maior produtividade, além de tirar dúvidas dos produtores. Muito obrigada Aprosoja MT por proporcionar esse evento aos produtores”, agradece.

O produtor rural de Campos de Júlio, Thiago Comiran, ressaltou que a Rodada aproxima a informação do produtor rural para que ele consiga melhorar a produtividade no campo. “Então eu acho que a Aprosoja MT com essa rodada do CTECNO, trazendo isso para os municípios, você acaba encurtando a distância entre a informação. Então a gente vem buscar hoje no contexto da produtividade todo o nicho que seja desde a parte de soldos até a parte produtiva. Então o CTECNO traz toda essa resolução do que a gente tem feito em Campo Novo para o produtor rural. Porque às vezes fica um pouco distante, a gente não consegue acompanhar todo o sistema, todo o manejo e todo o processo. Então isso aí traz a informação direta ao produtor”, ressalta.

A Rodada Técnica continua sua jornada pelos núcleos da Aprosoja Mato Grosso com objetivo de orientar e informar o produtor rural para que tenha melhor produtividade em sua lavoura. Nesta quinta-feira (14.08), a equipe de pesquisadores estará presente em Juara, às 18h30, no Sindicato Rural da região.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.