Os candidatos do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) que requisitaram atendimento especializado e uso do nome social já podem consultar os resultados na página oficial do participante. O prazo para apresentar recurso contra indeferimentos vai de 11 a 15 de agosto.
O resultado dos recursos será divulgado no dia 20 de agosto, enquanto as provas do exame estão marcadas para 19 de outubro, conforme retificação do edital oficial.
O Enamed substitui o antigo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para a área médica, sendo uma avaliação anual destinada aos concluintes dos cursos de medicina. O exame verifica se os estudantes alcançaram as competências estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
Obrigatoriedade e formato
O exame é obrigatório para todos os concluintes de medicina no Brasil. Para participar, o estudante precisa ter sido inscrito no Enade 2025 pelo coordenador do curso na instituição de ensino.
A prova contém 100 questões objetivas que abrangem áreas como clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental.
Médicos formados também podem participar do Enamed para concorrer a vagas em programas de residência médica de acesso direto via o Exame Nacional de Residência (Enare), cujas regras foram publicadas pelo MEC em portaria recente.
Fonte: cenariomt