Por Esportes & Notícias
O delegado geral da Polícia Civil, Mário Demerval, e também o delegado Gianmarco Paccola Capoani, afirmaram que irão compor a equipe de transição do governo Lula (PT) e estão apenas aguardando a convocação oficial por parte do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), que está à frente da transição do novo governo.
Segundo o delegado Dermeval, a segurança pública de Mato Grosso tem apresentado bons números, e um relatório será apresentado para a equipe de Lula.
A nova equipe do governo federal quer melhorar os índices da segurança pública no país, e apresentar propostas para ajudar no planejamento da polícia.
Além disso, serão expostos os investimentos em tecnologia, que auxiliam o trabalho da polícia no combate principalmente a facções criminosas em Mato Grosso.
A credibilidade conquistada pelas forças de segurança junto à sociedade foi uma das consolidações mais importantes da gestão da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) ao longo de 2019 e 2020. Exemplo disso foi a regularização dos contratos de locação de viaturas policiais, além de outros equipamentos que viabilizaram condições de trabalho aos profissionais.
A melhoria da tecnologia também foi o foco da atual gestão. Por meio do Projeto Águia, 495 novos pontos de câmeras OCR (leitor óptico de caracteres) foram instalados em Mato Grosso e a perspectiva é que totalizem 1.000 novas câmeras de videomonitoramento até o final 2022. Houve também a implementação do inquérito eletrônico, na PJC-MT, integrado ao sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe).
No âmbito do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), começou a ser ativado o sistema de radiocomunicação digital, a partir da Baixada Cuiabana e da região de fronteira, com investimento de R$ 10 milhões, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE). Para o próximo ano, os equipamentos serão implementados também em outros municípios do estado. “São rádios digitais criptografados que dão mais segurança para o trabalho do servidor”, explica o secretário Alexandre Bustamante.
Fonte: esportesenoticias