Não é à toa que a atual geração da picape Volkswagen Amarok teve apenas 7 unidades emplacadas em julho, conforme o ranking AUTOO. A produção está interrompida e as vendas estão sendo feitas apenas sob encomenda. Com isso, não é mais segredo que a marca alemã prepara a nova geração, que terá versão híbrida, conforme foi confirmado oficialmente.
VEJA TAMBÉM:
A nova geração da Volkswagen Amarok será fabricada na Argentina a partir de um investimento de US$ 580 milhões e chegará ao mercado em 2027. A confirmação de que a picape terá versão eletrificada foi feita pelo ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo. No país vizinho também será fabricada a versão híbrida da Toyota Hilux, que também está a caminho.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
De olho nas fortes rivais
Imagem: Projeções/ Kleber Silva
As versões híbridas das picapes vão se tornar cada vez mais comuns a partir do ano que vem e a Amarok não poderia ficar de fora. Já teve esboço oficial divulgado pela Volkswagen, com projeto assinado pelo chefe do departamento de design da marca para a América do Sul, José Carlos Pavone. E contará com vários componentes do modelo chinês Maxus Terron 9, o que inclui a plataforma. Pelas projeções do designer Kleber Silva, a frente terá uma frente com luzes diurnas em posição elevada, grade frontal iluminada e faróis embutidos nos para-choques.
A ideia de robustez é transmitida com clareza com ajuda de detalhes como capô abaulado e vincos pronunciados nas laterais. Rodas grandes com acabamento diamantado, encosto do banco traseiro rebatível (o que também foi mostrado no protótipo da Tarok) e lanternas traseiras de LED também estão entre os principais destaques.
No interior, uma grande tela do sistema multimídia aparece bem no centro do painel, mas montada na horizontal mesmo, ao contrário da Ranger, que fica na vertical. Além disso, nota-se que luz ambiente que deixará a parte de dentro da nova Amarok com aspecto futurista. Além disso, teremos botão giratório para o câmbio e uma lista bem recheada de equipamentos.
Ainda não se sabe ao certo qual será o conjunto mecânico da nova Amarok, mas é provável que o renomado motor V6 turbodiesel, de 258 cv e 59,1 kgfm de torque acabe saindo de cena em tempos de leis de emissões cada vez mais rigorosas.
No sistema de transmissão haverá opção de tração integral, como é de praxe em toda picape média que seja competitiva no mercado.
Assim como a picape SAIC Maxus Terron 9, a nova geração da Amarok deverá contar com suspensão a ar com altura ajustável e diferentes modos de condução, o que vai facilitar não apenas passar por piso irregular, mas a deixará mais confortável e estável nas curvas.
Imagem: Projeções/ Kleber Silva
Tomando com base as dimensões da Maxus Terron 9, a nova geração da Amarok será maior que atual e que as principais rivais, como a Hilux e a Ranger. Espera-se que a picape da Volkswagen tenha mede 5,50 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,86 m de altura e 3,30 metros de entre-eixos.
A Toyota Hilux tem 5,35 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,89 m de altura e 3,27 m de entre-eixos. E a Ford Ranger conta com 5,33 m, 1,86 m, 1,82 m e 3,1 m, respectivamente.
Vários sistemas de assistências ao motorista serão incluídos, assim como um acabamento caprichado, tudo para agradar ao público exigente de picapes, principalmente no Brasil, onde o agronegócio tende a continuar se desenvolvendo. Será uma picape bem mais sofisticada que a atual Amarok, cujo projeto original já tem mais de uma década.
Fonte: autoo