O viaduto no encontro com a MT-010 (Estrada da Guia) já está com a estrutura pronta, e o consórcio responsável trabalha nos aterros para o acesso e em acabamentos, como o asfaltamento da rotatória inferior. Também já foram concluídas as pontes sobre o Rio Cuiabá, o viaduto na MT-251 (Estrada de Chapada) e duas passagens de nível, próximas à Igreja Arautos do Evangelho e ao Aeroporto Bom Futuro.
Seguem em construção o viaduto na MT-400 (Avenida Antártica), na capital, e o da BR-163/364, em Várzea Grande, com previsão de entrega para este ano. Também serão implantados 21,5 km de pistas duplicadas em concreto, atualmente na fase de terraplanagem.
A primeira etapa da nova rodovia, executada em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), ligará as BRs-163/364, em Várzea Grande, à MT-251, em Cuiabá, permitindo o desvio de caminhões pesados do perímetro urbano e melhorando o fluxo interno das cidades.
O investimento inicial é de R$ 206 milhões, com 60% custeados pelo governo Federal e 40% pelo Estado. Mato Grosso, porém, assumiu despesas de desapropriação e reajustes, o que pode elevar sua participação para até 60% do valor final.
Ainda está prevista a segunda etapa, ligando a MT-251 à BR-070/163/364, depois do Distrito Industrial, com a construção de novas pontes e viadutos. Com isso, o Rodoanel poderá chegar a 52 km de extensão, caso aprovado pelo DNIT.
O projeto começou em 2006, mas teve obras interrompidas em 2011 por denúncias de irregularidades. A atual gestão estadual retomou os trabalhos em 2021, após resolver entraves jurídicos e lançar nova licitação.
Fonte: leiagora