Política

Deputados do PL lideram protesto contra o Ministro Moraes em Salvador

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Manifestantes realizaram uma motocarreata em Salvador (BA), neste sábado, 9, pedindo o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do , a libertação do ex-presidente Jair Bolsonaro e a anistia dos presos do 8 de janeiro.

O ato marcou o quarto fim de semana consecutivo de protestos contra o ministro do Supremo na capital baiana. O protesto teve início no Parque dos Ventos, na Boca do Rio, e seguiu até a Barra.

O deputado federal Capitão Alden e o deputado estadual Dr. Diego Castro, ambos do PL da Bahia, lideraram o ato e destacaram a importância de não desmobilizar as manifestações.

Ao discursar no ato, o parlamentar criticou a iniciativa do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que pode resultar na punição de parlamentares da direita pela obstrução das sessões desta semana em protesto contra a omissão da Casa.

Capitão Alden também defendeu a anistia ampla, geral e irrestrita para os presos do 8 de janeiro. De acordo com o deputado, a possibilidade de redução das penas – como propõe parte dos parlamentares no Congresso – não atende ao clamor por Justiça.

“Aquelas pessoas não cometeram crime, e o tribunal sequer deveria julgá-las, muito menos condená-las”, afirmou o deputado.

O deputado ainda citou o escândalo que ficou conhecido como “vaza toga” ao ressaltar o caráter ilegal dos julgamentos.

No início desta semana, os jornalistas David Ágape, Eli Vieira e Michael Shellenberger divulgaram a segunda parte do escândalo. Mensagens obtidas por eles mostram que Moraes teria criado um tipo de tribunal paralelo para perseguir alvos específicos com base em informações de redes sociais e conversas em grupos privados.

“Não tenho dúvidas de que o processo deveria ser anulado”, afirmou Capitão Alden. “Como nós não temos poder para anular os julgamentos, devemos nos concentrar na anistia.”

Para o deputado estadual Diego Castro, “o que está acontecendo no Brasil é um cerceamento de direitos que atinge não apenas Bolsonaro, mas qualquer cidadão que ouse pensar diferente”.

“Estamos nas ruas para defender a liberdade”, afirmou o deputado em nota enviada à .

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.