Atual governador de São Paulo e candidato à reeleição pelo PSDB, Rodrigo Garcia tem planos para direcionar investimentos para a agropecuária. Uma das ideias expostas para o setor é o direcionamento de mais recursos para a parte de pesquisas. Ele também defende ações voltadas à agricultura familiar e à segurança em zonas rurais.
Sobre a parte de estudos, Garcia destacou que, em um eventual segundo mandato à frente do Palácio dos Bandeirantes, buscará justamente fortalecer esse tipo de trabalho no estado. “Investimento em pesquisa deve ser permanente”, enfatizou em entrevista ao Canal Rural. Assim, ele acredita que irá liderar o projeto para manter o estado na “vanguarda do agronegócio brasileiro”.
Natural de Tanabi, cidade de 26 mil habitantes na região de São José do Rio preto (SP), Garcia lembrou que a sua vida profissional — tanto dentro quanto fora da política partidária — está relacionada diretamente ao agronegócio. Com 21 anos de idade, por exemplo, ele foi subsecretário estadual de Agricultura. Além disso, reforçou: é um personagem ativo do setor. “Sou produtor rural, empresário do agronegócio”.
Rodrigo Garcia fala em “fixar o homem no campo”
Após avisar que é um produtor rural, o candidato do PSDB ao governo de São Paulo avisou que tem projetos voltados à agricultura familiar, atividade que, segundo ele, serve para ajudar a “fixar o homem no campo”. Nesse sentido, disse que atuará para acelerar programas de regularização de assentamentos, como na região do Pontal do Paranapanema. Assim, avalia, ajudará os assentados a se tornarem proprietários legais das terras onde já vivem.
O candidato à reeleição ainda falou sobre como pretende “dar mais renda ao pequeno produtor do estado de São Paulo”. Investimentos em maquinários, reavaliação sobre a carga tributária do setor agropecuário paulista e projetos para combater a onda de furtos e roubos no campo também fizeram parte da entrevista que Rodrigo Garcia concedeu ao Canal Rural.
Eleições 2022: entrevistas
No decorrer dos meses de agosto e setembro, o Canal Rural exibe série de entrevistas com candidatos ao governo nos dez estados com o maior valor bruto de produção (VBP) de 2022, com base em dados apurados até junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Serão transmitidas entrevistas com candidatos aos governos de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina e Pará. Eles foram perguntados sobre propostas para o setor agropecuário.
Para o governo de São Paulo, foram convidados os três primeiros colocados na última pesquisa Datafolha, feita com 1.806 eleitores, de 28 a 30 de junho: Fernando Haddad (PT), Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB). As entrevistas irão ao ar nos telejornais ‘Mercado & Companhia’ e ‘Rural Notícias’.