Serão realizados diversos procedimentos, como laqueadura tubária, colpoperineoplastia, curetagem semiótica, histerectomias e ooforectomias, sob a coordenação do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do HG, com supervisão dos doutores Alexandre Maitelli e António Figueiredo.
De acordo com o Dr. Maitelli, o mutirão também tem papel fundamental na formação prática dos residentes, proporcionando um ambiente seguro e supervisionado para o aprendizado. “Essa ação conjunta reforça o compromisso do hospital com a saúde da mulher, reduz o tempo de espera na fila do SUS e promove um importante momento de aprendizado para os nossos residentes”, afirmou.
O Dr. Pedro Lucas Fonseca destacou o aspecto humano da iniciativa: “Mais do que aprendizado técnico, esse mutirão representa um gesto de cuidado com mulheres que aguardam por alívio e qualidade de vida. É gratificante contribuir com nossa missão de cuidar da saúde da mulher com responsabilidade e empatia.”
A ação integra esforços do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá e da Central de Regulação do Estado de Mato Grosso para ampliar o acesso aos serviços de saúde, promovendo resolutividade, humanização e qualificação profissional.
Fonte: leiagora