Educação

Professores de MT poderão receber até 17º salário por desempenho, anuncia governador Mauro Mendes

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Professores das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa da rede estadual de Mato Grosso poderão receber até o 17º salário, conforme o desempenho dos alunos nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O novo extra da Gratificação por Resultado (GR) foi anunciado nesta terça-feira (6), pelo governador Mauro Mendes, durante o I Encontro dos Coordenadores, em Chapada dos Guimarães.

O benefício também valerá para os coordenadores pedagógicos ligados às turmas do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Os profissionais dessas funções poderão ser contemplados com até 16º salário, a depender da média de desempenho dos docentes.
As novas regras da gratificação serão publicadas nos próximos dias. Segundo o governador, a iniciativa amplia o atual modelo de bônus por desempenho, que já prevê até 15º salário. A proposta é valorizar os profissionais da educação que alcançam os melhores resultados.
“Essa gratificação premia por desempenho: quem faz mais, ganha mais. Quem entrega mais, recebe mais. Quem ganha é a sociedade, os alunos e o estado de Mato Grosso, que vai estar produzindo filhos da educação pública mais preparados e mais qualificados para o mercado de trabalho”, afirmou Mendes.
O governador destacou ainda a evolução dos indicadores educacionais nos últimos anos. “Mato Grosso era a 22ª pior educação entre os 27 estados brasileiros em 2019. Hoje já somos a 8ª melhor. Nossa meta agora é estar entre as cinco melhores educações do país”, disse, ao citar investimentos em tecnologia, material pedagógico, formação de professores e melhoria da infraestrutura escolar.
O vice-governador Otaviano Pivetta atribuiu o novo benefício ao equilíbrio fiscal da gestão. “Temos conseguido levar para os filhos da escola pública aquilo de melhor que encontramos até nas particulares. Isso faz toda a diferença”, pontuou.
Para o secretário estadual de Educação, Alan Porto, a ampliação da gratificação fortalece o compromisso com a qualidade do ensino. “É um reconhecimento do papel estratégico dos profissionais da educação. Essa valorização cria um ambiente propício à aprendizagem e à permanência dos estudantes na escola”, afirmou.
O evento contou ainda com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia. (Com informações da assessoria)

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.