Empreendedores de Sinop são premiados por inovação com apoio do Sebrae/MT
Três empresários se destacaram no primeiro semestre de 2025 pelo avanço em produtividade e inovação, com o apoio do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), subsidiado pelo Sebrae/MT
31/07/2025 às 15:00 Atualização
05/08/2025 às 09:48
Os empreendedores de Sinop Gutemberg Souza, da Nortão Temperos; Patrícia Barce, da Thonet Interiores; e o casal Magna Lopes e Jefferson Mendes, da Atual Design – empresa especializada na fabricação de móveis planejados – foram premiados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) em reconhecimento ao desempenho no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) ao longo do primeiro semestre de 2025. A cerimônia foi no dia 29 de julho.
Segundo o analista Técnico do Sebrae/MT e gestor local do programa ALI, Anderson Cologni, o projeto tem como objetivo auxiliar pequenas empresas a aumentarem sua produtividade por meio da aplicação de ferramentas de inovação ao longo de seis meses. A meta é elevar o faturamento ou reduzir os custos operacionais.
“O programa é 100% subsidiado pelo Sebrae, ou seja, não há nenhum custo para os empresários. No ano passado, alcançamos 22% de aumento na produtividade e 11% de crescimento no faturamento. Esses são indicadores nacionais, mas representam uma média regional do impacto positivo do programa no desenvolvimento dos negócios”, detalhou Anderson.
Um dos premiados, o empresário da Nortão Temperos, disse que o apoio do Sebrae/MT foi fundamental na organização de estoque e na gestão do negócio, áreas em que encontrava maiores dificuldades. “Começamos com a proposta de 36 produtos entre temperos e hoje já oferecemos mais de 200 opções na loja. Com a orientação do Sebrae Mato Grosso, nossa meta é alcançar cerca de 1000 variedades”, contou Gutemberg.
O evento foi encerrado com uma palestra da doutora em Economia Aplicada Damaris Bento, sobre marketing digital e inovação. Damaris é diretora executiva de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Sinop, professora universitária e consultora financeira.
A cada seis meses, 25 empresas de pequeno e médio porte participam do Programa ALI. Nesta sexta-feira (01/08), tem início a segunda etapa do programa, com a inclusão de outras 25 empresas na capacitação, também oferecida de forma totalmente gratuita.
Fonte: Sebrae