Em uma das ações mais simbólicas, senadores da oposição ocuparam a Mesa Diretora do Senado nesta terça-feira (5), exigindo que o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD), se posicione sobre os pedidos de impeachment contra ministros do STF.
“A nossa obstrução é para fazer com que o presidente do Senado dialogue com a oposição. Queremos um país da liberdade, da democracia plena, de respeito às minorias. A defesa das oposições é fundamental para o bom funcionamento do Congresso numa democracia plena”, declarou Wellington Fagundes.
A movimentação dos parlamentares da oposição ocorre em reação à decisão de Moraes que impôs a prisão domiciliar de Bolsonaro e o proibiu de se comunicar com outros investigados, inclusive familiares. A medida foi considerada arbitrária por aliados do ex-presidente, que agora intensificam a pressão sobre o Senado para pautar o impeachment do ministro.
Além da obstrução das votações, o grupo anunciou que seguirá com protestos dentro e fora do Congresso para denunciar o que classificam como abuso de autoridade e desequilíbrio entre os poderes. O senador mato-grossense tem reforçado sua posição em defesa da democracia e critica o que chama de excessos cometidos por integrantes do Supremo.
A estratégia de obstrução legislativa inclui manobras como retirada de quórum, apresentação de requerimentos sucessivos e uso do regimento interno para impedir o avanço das votações.
Fonte: leiagora