Mato Grosso abateu no mês de outubro o equivalente a 400,31 mil cabeças de bovinos. O volume é 11,63% menor que o verificado em setembro.
O recuo é decorrente ao período da atual entressafra, momento em que é observada diminuição na oferta de animais terminados, segundo dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), trazidos pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em seu boletim semanal.
“A demanda interna estagnada influenciou para essa queda, uma vez que a dificuldade no escoamento da proteína para o varejo gerou excedentes nas indústrias. Estas, por sua vez, optaram por limitar suas aquisições e realocarem suas escalas de abate”, destaca o Imea.
Frente outubro de 2021 abates cresce
Apesar da retração no comparativo com setembro, ao se observar os dados em relação a outubro de 2021 há um incremento de 3,6% nos abates.
Em outubro do ano passado haviam sidos abatidos 386,39 mil cabeças de bovinos em Mato Grosso.
“Cenário influenciado, principalmente, pela entrada das fêmeas ao mercado, movimento que não era observado no ano passado (já que a retenção estava elevada)”, explica o Imea.
Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real
Fonte: canalrural