Turismo

França: Cidade começa a multar por uso de roupa de banho fora da praia

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A cidade de Les Sables d’Olonne, na região de Vendée, no litoral atlântico da França, passou a aplicar multas de até 150 (cerca de R$ 960) em quem circula pelas ruas, mercados e estabelecimentos comerciais usando trajes de banho – como sunga, biquíni ou até mesmo sem camisa. De acordo com o prefeito Yannick Moreau, a norma tem como objetivo preservar a “higiene e a boa convivência” nos espaços públicos.

A regulamentação proíbe o que foi classificado pelas autoridades locais como “comportamento indecente”, e critica principalmente homens que caminham pelas ruas de torso nu após deixarem a praia. A cidade conta com 11 quilômetros de faixa litorânea.

Campanha informativa

A campanha informativa que acompanha a norma tem como slogan a frase: “Em Les Sables d’Olonne, respeito não tira férias”. A ação recebeu apoio de grande parte da população local, incluindo comerciantes que relatam desconforto com a presença de visitantes parcialmente vestidos em ambientes internos. No entanto, algumas pessoas também criticaram a medida com o argumento de que o governo deveria focar em questões mais urgentes.

Tendência crescente

Les Sables d’Olonne é um dos balneários mais tradicionais da França e conta, inclusive, com uma praia naturista, a La Grande Pointe. Segundo as autoridades locais, o problema não é estar com pouca roupa, mas saber onde isso é apropriado.

A cidade se junta a outros destinos europeus que vêm adotando códigos de vestimenta mais rígidos para preservar a convivência pública. Em Arcachon e La Grande-Motte, ainda na França, circular em trajes de banho fora da praia rende multas semelhantes. Já em Málaga, na Espanha, o valor chega a 750 (R$ 4.800). Sorrento, na Itália, e Dubrovnik, na Croácia, também penalizam quem anda pelas ruas usando apenas sunga ou biquíni.

Leia tudo sobre a França

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.