Notícias

Políticos de MT participam de ato pró-Bolsonaro na Praça Oito de Abril: Vídeos e detalhes

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Praticamente todos políticos de Mato Grosso, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), reuniram-se na Praça Oito de Abril, em Cuaibá, na tarde deste domingo (3), participando do movimento “Reaja Brasil”. Os atos foram convocados por aliados de Bolsonaro que defendem a concessão de anistia aos investigados pelos atos de 8 de janeiro e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Houve a participação de autoridades de Mato Grosso que alegam injustiça e censura contra o ex-chefe do Executivo.

Em Cuiabá,  contou com a presença de diversas autoridades do Executivo e do Legislativo, como o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), além de deputados federais, como José Medeiros (PL), Coronel Assis (União), Nelson Barbudo (PL) e o presidente do partido, Ananias Filho.Também participaram vereadores como Coronel Dias (Cidadania), Samantha Íris (PL), Dilemário Alencar (União) e Rafael Ranalli (PL).

Estiveram presentes ainda o ex-presidente da Aprosoja-MT, Antônio Galvan (DC), os deputados estaduais como Gilberto Cattani (PL), Elizeu Nascimento (PL) e Faissal Calil (Cidadania), bem como o senador Wellington Fagundes (PL). 

Estimativa inicial da Polícia Militar é que cerca de 3 mil pessoas estejam na Praça Oito de Abril.

Os protestos ocorreram também em outras capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Belém e Campo Grande.

Os atos acontecem em um contexto de restrições judiciais impostas a Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de casa aos fins de semana.

O ex-presidente é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), sob acusação de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. A ação penal, conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, investiga se Bolsonaro atuou para permanecer no poder, mesmo após o resultado das urnas.

Entre as pautas dos protestos deste domingo, destacam-se o pedido de anistia ao ex-presidente e a outros réus do processo, além dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Em comum, apoiadores e autoridades presentes pedem a anistia dos envolvidos nos ataques, com faixas e gritos de “Fora Lula” e “Fora Xandão”. Todos também criticaram duramente o ministro do STF, Alexandre de Moraes.


 

 
 

 

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.