Mundo

Biblioteca oferece apoio e acesso à leitura para pessoas em situação de rua

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

São Paulo ganhou uma biblioteca comunitária voltada para pessoas em situação de rua, com serviços que vão além do acesso à leitura. O espaço foi inaugurado nesta sexta-feira (1º) no Centro Santa Dulce dos Pobres, na Rua Sapucaia, 36, no bairro da Mooca, zona leste da capital.

Coordenada pelo padre Júlio Lancellotti, a Biblioteca Wilma Lancellotti homenageia a mãe do sacerdote e disponibiliza não apenas livros, mas também computadores com acesso à internet, apoio para emissão de documentos e auxílio na busca por emprego.

A estrutura conta com um acervo de oito mil livros doados, organizados com o sistema Sophia Biblioteca — o mesmo utilizado pela Biblioteca Nacional — e catalogados por seis bibliotecárias voluntárias.

Durante a inauguração, que teve a presença do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, a escritora Luciene Muller destacou a importância do projeto. “Essa iniciativa do padre Júlio é uma ação fundamental. Literatura é um direito de todos. Bibliotecas com bibliotecários vocacionados são equipamentos que salvam muitas vidas e as transformam para melhor”, afirmou.

O espaço está aberto a todos os interessados, não se restringindo apenas a quem vive nas ruas, promovendo assim a inclusão e o acesso à cultura.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.