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Duplicação da BR-163: Redução de 84% nos acidentes com Werner Santos

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Aline Almeida

Revista Única

Diretor-presidente da MT Par desde 2019, Wener Kesley dos Santos formou-se em Direito pela Unic de Tangará da Serra. Iniciou a carreira pública como prefeito em Nova Marilândia, entre os anos de 2012 e 2016. Na época, com 31 anos, era o prefeito mais jovem de Mato Grosso. Também atuou como presidente do Consórcio Intermunicipal do Alto do Rio Paraguai e exerceu o cargo de secretário-adjunto de Cidades na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) em 2019. Atualmente, além de presidente da MT Par, tem negócios na iniciativa privada como produtor rural, nas áreas de pecuária e produção de hortaliças.

Única – Como tem sido sua trajetória à frente da MT Par?

Werner Santos – Desafio e crescimento. Essas duas palavras resumem meu trabalho à frente da MT Par. Aqui, estamos sempre atuando com projetos inovadores, muitos deles inéditos na história de Mato Grosso. Vivemos um ambiente de constante inovação e reinvenção. Um exemplo é nossa atuação no maior programa habitacional da história do Estado, o SER Família Habitação, que foi idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes, e estruturado pelo governador Mauro Mendes. O programa já beneficiou mais de 10,5 mil famílias, construído a partir da união entre as esferas pública e privada.
Também estamos à frente da construção do Parque Novo Mato Grosso, que será o maior parque multieventos da América Latina, um empreendimento grandioso que mudará a história do Estado. Além disso, a MT Par é acionista majoritária da BR-163, onde adquiriu 100% da empresa Nova Rota D’Oeste, temos uma parceria com o Intermat para impulsionar a regularização fundiária urbana nos municípios de MT e outros projetos estratégicos do Governo de Mato Grosso. São iniciativas grandes, desafiadoras e estratégicas, que exigem dedicação, comprometimento e eficiência com o uso do dinheiro público. Todos os dias são um aprendizado e me enchem de orgulho por fazer parte desta gestão.

Única – Mato Grosso se tornou referência nacional ao propor o modelo inovador de transferência do controle da BR-163 da Rota do Oeste para o Governo do Estado, por meio da MT Participações e Projetos. Cite o que essa decisão traz de solução e o que já está sendo colhido de resultados.

Werner Santos – A BR-163 era uma concessão da Rota do Oeste com o Governo Federal. Naquela ocasião, a empresa passava por problemas financeiros que impediam os investimentos necessários. Ao mesmo tempo, a falta de melhorias na via trazia impacto direto na economia e na vida dos moradores da região, uma vez que 90% da produção mato-grossense passa pela rodovia. Dada a importância da BR, o governo do Estado assumiu a concessão, renegociou as dívidas e, já de imediato, aportou R$ 2 bilhões. Hoje a duplicação está a todo vapor, diversos investimentos foram realizados e o principal resultado é a redução de 84% nos acidentes. Estamos falando de vidas e famílias sendo preservadas graças à melhoria nas condições da rodovia.

“Estamos sempre atuando com projetos inovadores, muitos deles inéditos na história de Mato Grosso. Vivemos um ambiente de constante inovação e reinvenção”, destaca Werner Santos.

Única – Como estão os trabalhos na BR-163 e qual a previsão de conclusão?

Werner Santos – Já foram concluídos 100 km entre Posto Gil e Nova Mutum. A duplicação de todo o trecho norte da BR-163 – de Diamantino a Sinop (entre o km 507 e o km 855) – já está contratada, com construção de viadutos e pontes em andamento. Para acelerar o ritmo das obras, temos estendido os trabalhos para o período noturno em pontos específicos, como entre Diamantino e Lucas do Rio Verde e Sinop. Mais de 1,5 mil máquinas estão 24 horas trabalhando na obra. Cada contrato possui um cronograma própria e a previsão geral de conclusão das obras é para 2028. Porém, estamos trabalhando para que o prazo seja reduzido e tudo entregue até o final da gestão Mauro Mendes.

Única – Presidente, fale sobre o Programa SER Família Habitação. O que é, quem se encaixa, quantas pessoas foram contempladas e qual a meta?

Werner Santos – O Programa SER Família Habitação nasceu de um sonho da primeira-dama, Virginia Mendes. Ela sempre viu a moradia como um ponto essencial para a prosperidade das famílias e queria que o maior número de pessoas fosse atendido por programas habitacionais. O programa foi construído para atender diferentes perfis, respeitando as faixas de renda. Para a Faixa 0, voltada a pessoas em situação de vulnerabilidade ou inscritas no CadÚnico, o governo do Estado fez uma parceria com as prefeituras, onde o Estado entra com o recurso do material e mão-de-obra e o município com a área. Neste modelo, há unidades doadas e mais de 3 mil famílias já foram atendidas.
Temos ainda a parceria feita com o União por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Nela, o governo de MT aporta R$ 20 mil de subsídio para atender famílias cadastradas no CADÚnico. As casas são doadas ou ofertadas em mensalidades de no máximo R$ 361. Já para famílias com renda de até R$ 8,6 mil, a modalidade Entrada Facilitada concede subsídios de até R$ 20 mil. Quem ganha até dois salários-mínimos recebe o teto máximo de R$ 20 mil, e, conforme a renda aumenta, o subsídio pode ser de R$ 15 mil ou R$ 10 mil. A meta do Governo é viabilizar 40 mil unidades habitacionais, sendo que cerca de 29 mil já estão com processos em andamento.

Única – Como está a adesão dos municípios ao SER Família Habitação?

Werner Santos – A aceitação tem superado as expectativas e crescido nos últimos meses por conta das entregas. Quando um gestor municipal vê que o programa funciona, ele naturalmente quer levá-lo para sua cidade. Atualmente, o programa está em andamento em 101 dos 142 municípios de Mato Grosso. A modalidade com maior adesão é a Entrada Facilitada, que cobre até R$ 20 mil da entrada do imóvel, valor que normalmente representa 20% do custo total. O formato deu certo porque atinge um público que antes não era contemplado: pessoas que têm renda para pagar aluguel, mas não conseguem guardar dinheiro suficiente para a entrada do imóvel. A articulação entre o Governo do Estado, Governo Federal e municípios, fez o governador Mauro Mendes desenvolver uma solução eficaz. Todos os entes participam e o cidadão consegue uma parcela acessível, geralmente mais barata que um aluguel.

“Cada contrato possui um cronograma próprio e a previsão geral de conclusão das obras é para 2028. Porém, estamos trabalhando para que o prazo seja reduzido e tudo entregue até o final da gestão Mauro Mendes”, comenta Werner Santos sobre obras na BR-163.

Única – Projetado para ser o maior da América Latina, o Parque Novo Mato Grosso promete revolucionar o cenário de entretenimento e lazer no Estado. Fale sobre essa obra, os investimentos e o que ela representa.

Werner Santos – O Parque Novo Mato Grosso vai transformar o setor de eventos, esportes e turismo em nosso Estado. Estão previstos atrativos como a maior roda-gigante da América Latina, pistas com padrão internacional de kart, motocross, skate, bicicross e automobilismo, além de centros de convenções, espaços para shows, praças e outras estruturas de lazer. Mesmo em construção, o parque já tem sediado eventos conforme as áreas vão sendo concluídas. Recebemos uma etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross e o Pantanal Classic, que reuniram milhares de pessoas. O parque certamente colocará Cuiabá na rota dos grandes eventos nacionais e internacionais, valorizando uma vocação que já é do mato-grossense, a hospitalidade.

Única – Em que fase estão os trabalhos no parque? O que já foi concluído e quando deve ser a entrega completa?

Werner Santos – A meta do Governo é entregar o parque finalizado até o fim do próximo ano. Já foram concluídos os estacionamentos, pistas de motocross e kart, a usina de energia solar, jardinagem e outras estruturas. No entanto, por se tratar de um projeto de grande escala, ainda há muito a ser feito. Temos várias empresas atuando simultaneamente em diferentes frentes.
A expectativa é que, no próximo mês, entremos no ápice das obras, com cerca de 2 mil trabalhadores no local.

Única – O governador está articulando para trazer corridas da Nascar ao Estado em 2026. O que eventos como esse representam para Mato Grosso?

Werner Santos – Será um evento de grande impacto econômico e de imagem. Teremos visibilidade mundial para Mato Grosso, atraindo público de diversos países e reforçando nosso potencial turístico e aquecendo a economia regional. Com as corridas e todo o movimento gerado, ganharemos espaço nos principais veículos esportivos internacionais de comunicação e receberemos pessoas influentes, que ajudarão a consolidar a estrutura do parque como referência para outros eventos de grande porte e, assim, divulgando o Estado de MT para o mundo.

Única – Outra ação do Governo que tem a coordenação da MT Par é o MT Iluminado. O que esse programa já alcançou?

Werner Santos – Esse é o maior programa de iluminação pública da história de Mato Grosso. O modelo de compra das luminárias foi feito em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e municípios. O Estado adquiriu mais de 380 mil luminárias com o investimento de R$ 150 milhões para atender todas as cidades de MT. Cento e vinte dos 142 municípios do Estado já receberam as luminárias. Além de deixar as cidades mais bonitas, o programa trouxe mais segurança para a população.

 

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Fonte: unicanews

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