Brasil

Manifestantes protestam na Avenida Paulista contra Lula e Moraes

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Avenida Paulista, em , começou a receber manifestantes na manhã deste domingo, 3, para o ato contra o governo Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Grupos de diferentes idades, com camisas e bandeiras do Brasil, exibem faixas com os dizeres “Fora Moraes” e “Anistia já”. A concentração ocorre nas imediações do Museu de Arte de São Paulo (Masp), onde o protesto está marcado para as 14 horas.

A mobilização acontece em resposta às sanções aplicadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao magistrado brasileiro. Impulsionados pelo tarifaço e pela imposição da Lei Magnitsky, os manifestantes pedem o fim dos “abusos” da Suprema Corte.

Na semana passada, parlamentares da oposição usaram as redes sociais para convocar a população ao ato.

“Está em nossas mãos mudar o Brasil”, publicou o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS). “No dia 3 de agosto, vamos todos às ruas e às praças para dizer ‘não’ aos abusos de Alexandre de Moraes. Fora Lula, fora Alexandre de Moraes.”

Anistia Já
Manifestantes Pedem ‘Anistia Já’ | Foto: Arquivo/Revista Oeste

Na capital fluminense, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocou a oposição para se reunir na Praia de Copacabana. “O que estamos atravessando hoje no Brasil estará nos livros de história amanhã”.

“Perdemos nossa liberdade aos poucos, normalizando perseguições e fingindo que está tudo normal do país”, concluiu o parlamentar.

Os protestos ocorrem nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe, Alagoas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

2025 word2
Ato Reúne Grupos Nas Imediações Do Masp | Foto: Arquivo/Revista Oeste

Em ao programa , nesta sexta-feira 1º, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) pediu para “não subestimar a força política dos protestos”.

O político mineiro afirmou que é preciso manter a esperança nos rumos do país. Ele destacou que a esquerda costuma insistir em seus projetos e citou o presidente Lula como exemplo, ao lembrar que o petista passou cerca de 12 anos tentando retornar à Presidência da República.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.