Entre 02 e 15 de novembro, mais de 200 estudantes, de 12 a 14 anos, representaram Mato Grosso nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), disputado no Rio de Janeiro (RJ). Além da experiência de competir nos mesmos espaços das Olimpíadas 2016, foram dias de conquistas e superações, que resultaram em 38 medalhas e sete títulos de campeão brasileiro aos jovens atletas mato-grossenses.
A competição nacional reuniu quase 6 mil estudantes-atletas de todos os estados do Brasil, em disputas nas modalidades de atletismo, basquete, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, tênis de mesa, taekwondo, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez. Composta por campeões e campeãs estaduais dos Jogos Escolares Mato-grossenses, promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a delegação do Estado contou com representantes em praticamente todas as modalidades.
Os títulos de campeã e campeão brasileiro foram alcançados no arremesso de peso feminino paralímpico, handebol feminino, lançamento de disco feminino, taekwondo feminino, wrestling feminino e masculino. No total, Mato Grosso conquistou 38 medalhas em diferentes modalidades, distribuídas nas séries Ouro, Prata, Bronze e Cobre.
Bolsa Atleta – Além dos medalhistas da série Ouro, os atletas que garantiram até a 10ª colocação geral podem concorrer à Bolsa Atleta, benefício oferecido pela Secel-MT, por meio do Projeto Olimpus. Na lista das melhores posições na competição nacional, estão ainda o futsal feminino, o basquete masculino, o handebol masculino e algumas provas do atletismo.
““Parabéns a todos que participaram dos JEB’s! As medalhas e conquistas que vieram são resultados dos investimentos feitos pelo Governo de Mato Grosso no esporte nos últimos anos, e é uma realidade que vai evoluir ainda mais porque continuaremos dando o apoio possível para que as práticas desportivas estejam sempre presentes na vivência dos jovens do Estado. Viva o esporte escolar mato-grossense!”, celebra o titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
Medalhas série ouro
1° lugar Handebol Fem. – E.E. 13 de Maio
1º lugar Taekwondo Fem. 44 kg – Jhennifer Dourado, E.E. Antônio Grohs
1º lugar Taekwondo Fem. geral por equipe
1º lugar Arremesso de Peso Fem. Paralímpico – Giovanna Quevedo Pontes, E.E. Prof. Arlete Maria da Silva
1º lugar Lanç. Disco Fem. – Giovana Santana Reia, CEAC (Cooperativa de Ensino Alvares Cabral)
1° lugar Wrestling Fem. 46kg – Karoline Cerqueira Doerl, E.E. Governador José Fragelli
1° lugar Wrestling Masc. 85kg – Raphael Higor Rodrigues Duarte, E.E. Governador José Fragelli
2º lugar Taekwondo Fem. 37 kg – Ana Manuela Silva Barbosa, E.E. PM Tiradentes Cel. H.
2º lugar Futsal Masc. – Colégio Isaac Newton
2º lugar Tênis de Mesa Fem. – Júlia Hatakeyama, Colégio São Gonçalo
3º lugar Tênis de Mesa equipe Fem. – Júlia Hatakeyama, Colégio São Gonçalo; e Izabela Dourado, E. E. PM Tiradentes
3º lugar Judô Fem. 36kg – Ellize Letícia, E.E. Edith Pereira Barbosa
3º lugar Arremesso Peso Masc. – Henthonny Manica Moraes, Escola Alegria de Aprender
3° lugar Wrestling Fem. 62kg – Marina Barros Povoas de Abreu, Colégio Espaço do Saber
3° lugar Wrestling Fem. 66kg – Juliana Grazielly Pires de Almeida e Silva, Centro Educacional Ayrton Senna
Medalhas série Prata
1º lugar Tênis de Mesa Masc. – Gabriel Pardin, E.E. Odorico Leocádio da Rosa
1° lugar Wrestling Masc. 62kg – Raul Ferreira da Silva, E.E. Governador José Fragelli
1° lugar Voleibol Fem. – Colégio Mãe da Divina Providência
1° lugar Voleibol Masc. – C.E.B. São José
1° lugar 50m Borboleta – Kayky Gabriel M. Belarmino da Silva, E.E. Luiz Frutoso da Silva
2º lugar Karatê Fem. 47kg – Maria Vitória Portes, E.E. Prof. Norma Lúcia Nunes
2° lugar Wrestling Fem. 50kg – Lana Rosa do Nascimento Sampaio, E.E. Governador José Fragelli
3º lugar Judô Fem. 53kg – Thaylla Candido, Fundação Bradesco
3° lugar Wretling Masc. 44kg – Thiago Nogueira Gusmão de Araújo, E.E. Governador José Fragelli
Medalhas série Bronze
1º lugar Judô Masc. 64kg – Matheus Gomes, E. E. Mario de Castro
1º lugar Judô Masc. 48kg – Pedro de Campos Silva, E. E. José Mendes Martins
2º lugar Judô Masc. 44kg – Pietro de Campos Silva, E. E. José Mendes Martins
2º lugar Judô Fem. 44kg – Hester Tafnes, E.E. Militar Tiradentes
2º lugar Judô Fem. 48kg – Luany Emanuelly, Escola Progresso
2º lugar Karatê Fem. 54kg – Lorena Zamparoni, Colégio São Gonçalo Brasnorte
2° lugar Badminton Fem. – Andressa Soares dos Santos Leite, E.M. Dona Maria Artemir Pires
2° lugar Badminton Masc. – Jhonatan de Souza Damasceno, E.E. Manoel De Barros
2° lugar 50m Borboleta – Maria Eloisa Morais Rego, Colégio Alternativo Mato Grosso
2° lugar 4x50m Livre – Pedro Henrique de Jesus Ferreira, João Vitor Marques Silva, Lucas Dias Ribeiro Kayky e Gabriel M. Belarmino
3º lugar Judô Masc.40kg – Guilherme Nascimento, E. E. São José
3° lugar 50m Peito – Isabelly Regenold Claro, E.E. Alcebiades Calhão
Medalhas série Cobre
1º lugar vôlei de Praia Masc. – Colégio Nova Geração
3º lugar Ginástica Rítmica – Individual Geral por equipe – Colégio Regina Pacis
Fonte: GOV MT
A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (16.11), em segunda votação, o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2023. O texto, que traz as diretrizes para a elaboração do orçamento do próximo exercício, teve 13 emendas aprovadas que vão passar pela sanção do Governo do Estado.
Dentre as emendas, estão as alterações sugeridas pelos parlamentares em relação ao anexo de metas e prioridades do Executivo. Uma delas é inclusão de novas ações na área de agricultura familiar, além de ações voltadas à qualificação profissional.
A LDO é elaborada anualmente pela equipe da Secretaria Adjunta do Orçamento Estadual (SAOR), da Secretaria de Fazenda. Nela, são estabelecidos os parâmetros necessários para a alocação e execução dos recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) e são elencados as ações e programas que terão prioridade na execução do orçamento.
Para 2023, está estimado um orçamento de R$ 30,815 bilhões, conforme o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que já está em discussão na Assembleia Legislativa.
O secretário Adjunto do Orçamento Estadual, Ricardo Capistrano, explica que a LDO foi elaborada considerando o atual cenário fiscal, mostrando com clareza como as contas públicas do Estado deverão ser norteadas e executadas. “A LDO é uma peça fundamental, que permite dar transparência ao processo de distribuição do orçamento e que aponta as ações que deverão merecer especial atenção na LOA”.
Para o próximo ano, o Governo do Estado prevê o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos e vai manter o mesmo volume de investimentos. Das ações de prioridade do Executivo, estão 21 que garantem recursos para áreas de educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, meio ambiente, assistência social e desenvolvimento econômico.
“A priorização desses investimentos permite que toda a população seja beneficiada com os recursos públicos que são arrecadados, proporcionando melhor qualidade de vida para a população”, afirma Ricardo Capistrano.
No âmbito fiscal, a Lei Diretrizes Orçamentária traz uma proposta de estratégia a médio prazo, que tem como objetivo manter o equilíbrio das contas públicas, por meio do controle e do monitoramento do crescimento da despesa e do acompanhamento da arrecadação. Esse tem sido um trabalho desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, que adotou medidas importantes e necessárias de política fiscal, que permitiram atender efetivamente às demandas da sociedade.
O PLDO segue agora para sanção do governador Mauro Mendes e, em seguida, para publicação em Diário Oficial.
Fonte: GOV MT
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) promoveu, na semana passada, uma reunião entre representantes de instituições públicas, ambientais e da comunidade local, para propor ações sustentáveis, efetivas e de estruturação do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, localizado no município de Nobres (100.87km de Cuiabá).
Segundo o titular da Promotoria de Justiça de Nobre, William Ogama, a ação foi importante para o processo de reativação do Conselho do Parque. “Notamos um grande avanço nas liberações e engajamento dos representantes em todas as áreas. Isso é de grande valia”.
A superintendente de Biodiversidade da Sema, Gabriela Priante, destacou que a proposta é desenvolver ações ambientais no Parque e implementar o seu uso sustentável, mantendo e conservando seu ecossistema, além de pesar no potencial turístico da região.
“Enquanto responsáveis pela gestão das unidades de conservação, também percebemos o engajamento dos representantes do parque, que tem pela frente o grande desafio de superar as questões de regularização fundiária”.
Durante a reunião, também se debateu o processo de criação de uma logomarca para o parque, utilizando ideias de membros do conselho do parque e da comunidade escolar da Vila Roda D’Água, localizada no município.
* Supervisão de texto de Renata Prata
Fonte: GOV MT
Fonte: odocumento