Nesta sexta-feira (18.11), a partir de 17h, no Cine Teatro Cuiabá, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Oi Futuro realizam cerimônia de encerramento do MOVE_MT 2022, programa voltado à aceleração de negócios criativos e socioculturais da economia criativa em Mato Grosso.
Além de vídeos de balanço dos contemplados nesta edição, será lançado e-book do programa, com todas as atividades realizadas e objetivos alcançados, além do anúncio do MOVE_MT 2 programado para 2023 e shows com artistas da Sumac Records, uma das iniciativas premiadas do Move_MT.
“Além dos resultados quantitativos, os resultados qualitativos superaram as expectativas. O desenvolvimento dos acelerados no Move_MT impactou os empreendedores de forma positiva, cujo crescimento é visível e para além de seus negócios. Os resultados, a serem apresentados, comprovam o grande potencial dos negócios criativos de Mato Grosso. Este é um programa, que merece ter continuidade, e que, de fato, promove o desenvolvimento do setor”, destaca Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa na Secel-MT.
Promovido em parceria entre Secel-MT e Oi Futuro, neste ano, o MOVE_MT propiciou uma intensa formação aos participantes mato-grossenses, por meio de workshops coletivos e mentorias individualizadas. As atividades foram totalmente gratuitas e realizadas em ambiente virtual.
Os empreendimentos selecionados receberam premiação em dinheiro e participaram de intercâmbio no Rio de Janeiro (RJ), para conhecer o ecossistema de inovação da cidade e interagir com a rede do Labora, o Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro.
Com premiação total de R$ 322.120,00, os resultados alcançados são: 243 empreendedores impactados e quatro workshops; 30 iniciativas selecionadas para aceleração; 24 iniciativas contempladas 100%; e intercâmbio no LAB Oi Futuro, no Rio de Janeiro, com presença de 14 empreendedores das nove iniciativas com melhor desempenho no ciclo de aceleração.
Durante seis meses, o MOVE_MT proporcionou mais de 2.500 horas de formação e mentorias a projetos e negócios criativos, contemplados por meio de edital público. Entre os empreendimentos contemplados estão: Sumac Records e Encontrei lá Brechó, de Cuiabá; Delícias da Rozi, de Cáceres, ArtGi Empreendimento Sustentável, de Terra Nova do Norte; e Cadju Filmes, de Várzea Grande.
Programação
Marcada para iniciar as 18h, a cerimônia de encerramento abre com falas institucionais do anfitrião Governo do Estado de Mato Grosso, representados pelo secretário Adjunto de Cultura da Secel, Jan Mura, e Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa.
Em seguida, fala institucional do parceiro Oi Futuro e apresentação do resumo do MOVE_MT, com exibição de vídeo do intercâmbio no Rio de Janeiro. Para complementar, o anúncio dos 24 acelerados, com exibição de vídeo.
Também será lançado o e-book do programa e anúncio do lançamento do MOVE_MT 2, para 2023. Por fim, após o coquetel, programado para 20h30, shows com artistas da Sumac Records encerram a programação.
Fonte: GOV MT
A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (16.11), em segunda votação, o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2023. O texto, que traz as diretrizes para a elaboração do orçamento do próximo exercício, teve 13 emendas aprovadas que vão passar pela sanção do Governo do Estado.
Dentre as emendas, estão as alterações sugeridas pelos parlamentares em relação ao anexo de metas e prioridades do Executivo. Uma delas é inclusão de novas ações na área de agricultura familiar, além de ações voltadas à qualificação profissional.
A LDO é elaborada anualmente pela equipe da Secretaria Adjunta do Orçamento Estadual (SAOR), da Secretaria de Fazenda. Nela, são estabelecidos os parâmetros necessários para a alocação e execução dos recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) e são elencados as ações e programas que terão prioridade na execução do orçamento.
Para 2023, está estimado um orçamento de R$ 30,815 bilhões, conforme o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que já está em discussão na Assembleia Legislativa.
O secretário Adjunto do Orçamento Estadual, Ricardo Capistrano, explica que a LDO foi elaborada considerando o atual cenário fiscal, mostrando com clareza como as contas públicas do Estado deverão ser norteadas e executadas. “A LDO é uma peça fundamental, que permite dar transparência ao processo de distribuição do orçamento e que aponta as ações que deverão merecer especial atenção na LOA”.
Para o próximo ano, o Governo do Estado prevê o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos e vai manter o mesmo volume de investimentos. Das ações de prioridade do Executivo, estão 21 que garantem recursos para áreas de educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, meio ambiente, assistência social e desenvolvimento econômico.
“A priorização desses investimentos permite que toda a população seja beneficiada com os recursos públicos que são arrecadados, proporcionando melhor qualidade de vida para a população”, afirma Ricardo Capistrano.
No âmbito fiscal, a Lei Diretrizes Orçamentária traz uma proposta de estratégia a médio prazo, que tem como objetivo manter o equilíbrio das contas públicas, por meio do controle e do monitoramento do crescimento da despesa e do acompanhamento da arrecadação. Esse tem sido um trabalho desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, que adotou medidas importantes e necessárias de política fiscal, que permitiram atender efetivamente às demandas da sociedade.
O PLDO segue agora para sanção do governador Mauro Mendes e, em seguida, para publicação em Diário Oficial.
Fonte: GOV MT
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) promoveu, na semana passada, uma reunião entre representantes de instituições públicas, ambientais e da comunidade local, para propor ações sustentáveis, efetivas e de estruturação do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, localizado no município de Nobres (100.87km de Cuiabá).
Segundo o titular da Promotoria de Justiça de Nobre, William Ogama, a ação foi importante para o processo de reativação do Conselho do Parque. “Notamos um grande avanço nas liberações e engajamento dos representantes em todas as áreas. Isso é de grande valia”.
A superintendente de Biodiversidade da Sema, Gabriela Priante, destacou que a proposta é desenvolver ações ambientais no Parque e implementar o seu uso sustentável, mantendo e conservando seu ecossistema, além de pesar no potencial turístico da região.
“Enquanto responsáveis pela gestão das unidades de conservação, também percebemos o engajamento dos representantes do parque, que tem pela frente o grande desafio de superar as questões de regularização fundiária”.
Durante a reunião, também se debateu o processo de criação de uma logomarca para o parque, utilizando ideias de membros do conselho do parque e da comunidade escolar da Vila Roda D’Água, localizada no município.
* Supervisão de texto de Renata Prata
Fonte: GOV MT
Fonte: odocumento