A Prefeitura de Cuiabá anunciou nesta terça-feira (29) a saída da médica Lúcia Helena Barboza Sampaio do comando da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A decisão foi confirmada durante coletiva de imprensa, realizada no Palácio Alencastro, pelo prefeito Abilio Brunini (PL).
A partir de setembro, a médica Danielle Carmona assume a pasta. Ela foi secretária durante o período da intervenção do Estado na saúde do município, nomeada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil).
Questionado sobre a mudança, Abilio disse que a decisão foi tomada em consenso com Lúcia Helena. Para o gestor, a secretária fez um bom trabalho, mas agora vai poder “somar em outras áreas”.
Além disso, o prefeito diz essa é a primeira alteração de diversas outras que acontecerão na pasta.
Veja abaixo:
Transição no secretariado
Lúcia Helena foi o primeiro nome confirmado por Abilio após a eleição de 2024. O prefeito argumento a escolha como uma decisão técnica. Ex-presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), a médica é especialista em Pediatria e Homeopatia.
Durante a gestão, a secretária enfrentou embates com o próprio CRM-MT, que criticou declarações do prefeito responsabilizando médicos pelos problemas na rede. Também houve polêmica sobre a orientação para que pacientes buscassem atendimento em postos de saúde sem agendamento, o que gerou protestos da categoria.
Outro desafio recorrente foi a falta de medicamentos nas unidades básicas. Um relatório técnico do Ministério Público Estadual, baseado em vistoria de maio, apontou que 25% dos remédios padronizados pela REMUME estavam em falta no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC).
Fonte: primeirapagina