O cenário econômico do Brasil é visto com pessimismo por grande parte da população, de acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (), realizada de 19 a 22 de junho. A maioria dos entrevistados, 58%, considera que a economia segue na direção errada. O índice se mantém estável desde março deste ano.
O levantamento mostrou que só 37% enxergam o país no caminho econômico correto, porcentual que oscilou pouco nos últimos meses. Mesmo entre apoiadores do presidente , uma parcela de 20% discorda das políticas econômicas adotadas pelo governo petista.
Diferentes classes sociais reprovam a economia
A desaprovação é compartilhada por diferentes estratos sociais: 60% dos que se declaram pobres avaliam negativamente, assim como 55% da classe média e 56% dos ricos. Para 62% dos ouvidos, há sensação de estagnação ou retrocesso econômico, enquanto 35% percebem crescimento.
No que diz respeito à cobertura da mídia sobre o governo, houve melhora na percepção: 31% dos entrevistados sentiram o noticiário mais favorável ao governo federal em julho, ante 19% em junho. Já 41% viram notícias negativas, uma queda em relação ao mês anterior.
O porcentual daqueles que notaram postura neutra nas reportagens caiu de 28% para 20%. O episódio mais citado foi o aumento de tarifas sobre produtos brasileiros anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, . O Ipespe ouviu 2,5 mil pessoas, com margem de erro de dois pontos porcentuais.
Fonte: revistaoeste