Beatriz Freitas, judoca paulista, conquistou a medalha de prata na categoria até 78 kg nos Jogos Mundiais Universitários (JMU), realizados em Essen, na Alemanha. A atleta enfrentou na final a alemã Anna Monta Olek, atual vice-campeã mundial, que venceu o combate com um waza-ari seguido de imobilização.
Após a disputa, Beatriz comentou sobre seu desempenho e o desafio de conciliar o esporte com os estudos. “É claro que estou feliz, ganhar uma medalha de prata em Jogos Mundiais. Mas senti que poderia mais”, avaliou. Ela destacou que a rotina entre faculdade e treinos é intensa, mas possível com apoio e organização.
Com o resultado, o Brasil avançou da 20ª para a 19ª posição no quadro de medalhas, somando uma de ouro, três de prata e cinco de bronze.
Além de Beatriz, outro destaque brasileiro foi o ginasta Diogo Soares, que terminou em quinto lugar na disputa do individual geral. “O individual geral é duro… cometi erros no solo e fiquei fora do pódio. Mas eu vou voltar para a próxima e levar a medalha”, afirmou o atleta de 23 anos.
Para este sábado (25), o Brasil tem mais duas chances de subir ao pódio. No basquete masculino, a seleção enfrenta os Estados Unidos na final. Já no salto triplo, João Pedro Silva de Azevedo disputa a medalha após se classificar com a segunda melhor marca da fase eliminatória, saltando 16m28cm.
Fonte: cenariomt