Segundo a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, a proposta é aproximar a equipe técnica da realidade do campo e resolver, na prática, as pendências que dificultam a validação dos cadastros. “Será uma oportunidade ímpar para que todos os envolvidos na regularização ambiental esclareçam diretamente com a equipe técnica da Sema as dúvidas sobre as funcionalidades do CAR Digital 2.0. A ideia é sentar ao lado do produtor e do responsável técnico e mostrar as bases de referência da sua propriedade, eventuais pendências e construir as soluções”, explicou.
Desenvolvido ao longo de seis anos pela equipe da Sema, com apoio de empresa especializada, o CAR Digital 2.0 foi regulamentado pelo Decreto Estadual nº 1.473/2025 e passou a operar com análise automatizada. A ferramenta busca dar mais celeridade aos processos de regularização ambiental, reduzindo a burocracia e garantindo maior eficiência nas análises do Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).
A secretaria destaca que, embora a automatização torne o processo mais ágil, ela não é definitiva para todos os casos. Quando há divergências em relação às bases de referência ou existência de documentos que impactem a validação, o sistema permite que o próprio proprietário faça a retificação necessária para dar continuidade à análise.
O projeto “CAR Digital 2.0 em Campo” deverá percorrer outros municípios polos nos próximos meses, promovendo o alinhamento técnico e acelerando a efetivação da regularização ambiental em Mato Grosso.
Fonte: leiagora