CUIABÁ

Abilio afirma não almejar ser governador e revela preocupação com continuidade do mandato

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá


O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que não faz planos de disputar o governo de Mato Grosso e disse que entrega seus caminhos “nas mãos de Deus”. Durante entrevista ao , o gestor também comentou a possibilidade de sua esposa, a vereadora Samantha Iris (PL), se candidatar a deputada estadual em 2026, com o objetivo de fortalecer a relação da Prefeitura com a Assembleia Legislativa.

“Tenho sonho de ficar vivo até o fim do mandato, porque não está fácil. Essa parte de ser governador, ou qualquer outro cargo eletivo, eu entrego meus caminhos na mão do Senhor. Confio nele e deixo que ele faça. Eu não faço esses planos a longo prazo”, declarou.

Abilio afirmou que sua trajetória política até aqui não foi planejada. “Nunca imaginei que ia ser deputado federal. Eu era vereador, tentei ser prefeito, perdi numa das eleições mais frustrantes para mim e para a população. Em 2022, eu queria ser deputado estadual, não deixaram. Acabei indo para federal numa eleição em que diziam que eu ia ser escadinha do Medeiros e do Barbudo. E fui o terceiro mais votado do Estado.”

O prefeito ponderou que o cenário político nacional é instável e que, por isso, não é possível prever se disputará o governo do Estado. “O nosso país está vivendo um momento de instabilidade política muito grande. Nós não sabemos como vai ser. Não temos segurança jurídica. Então, não dá para saber quando, ou se um dia, eu vou ser candidato a governador.”

Sobre a vereadora Samantha Iris, o prefeito disse que tem incentivado uma eventual candidatura dela à Assembleia Legislativa. Segundo ele, a atuação de Samantha, atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Cuiabá, tem sido eficaz e reconhecida.

“Hoje ela está mais vocacionada a um projeto de pré-candidata a deputada estadual, mais pensando nas necessidades que a gente está tendo de ter um bom relacionamento com a Assembleia Legislativa. Ela faz um bom trabalho na Câmara, melhor do que o que eu fazia, muitas vezes. O perfil dela é mais voltado às causas sociais, como o Siminina, o bem-estar animal, e projetos na área da educação e saúde, como o atendimento ao autista”.

Abilio defendeu que ter representantes aliados no Legislativo estadual é essencial para garantir recursos ao município. “Como vereadora, ela ajuda a aprovar nosso orçamento. Como deputada, poderá trazer recursos do Estado ou do Governo Federal. Precisamos disso. Por muito tempo, o antigo prefeito não tinha um bom relacionamento com a Assembleia ou com o Governo Federal, e aí não vinha recurso”.
 

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.