A Anvisa determinou o recolhimento e a suspensão de lotes de um modelo de medidor e também de testes para glicose da marca “Ok Pro”, após os produtos da marca serem reprovados em testes realizados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Os produtos são comumente utilizados por quem precisa controlar a diabetes.
Medidor de glicose
São alvos do recolhimento e da suspensão três lotes (OKPR000266498, OKPR000266508 e OKPR000266509) do medidor de glicose sanguínea “OK Pro”, fabricados pela empresa Biomolecular Technology Comércio, Exportação e Distribuição de Materiais Médicos e Laboratoriais Ltda.
Os lotes do produto foram reprovados nos ensaios de análise de rotulagem, análise de conformidade, teste de reprodutibilidade e teste de repetibilidade. A análise foi realizada pelo INCQS/Fiocruz (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz).
A suspensão é definitiva e, por isso, o produto está proibido de ser comercializado, importado, distribuído, anunciado e utilizado.
Testes de glicose sanguínea
A Anvisa também determinou a interdição cautelar de dois lotes do teste de glicose sanguínea “OK Pro”, da mesma empresa. Serão interditados os lotes HHH240415B-1 e B30025B25-1, medida também motivada após laudos da Fiocruz.
O lote HHH240415B-1 obteve resultado insatisfatório nos ensaios de análise de conformidade, teste de repetibilidade e teste de reprodutibilidade. Já o lote B30025B25-1 apresentou resultado insatisfatório no ensaio de análise de conformidade.
A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária, que tem como objetivo impedir temporariamente a fabricação, comercialização, uso ou funcionamento de um produto ou serviço até que ele esteja adequado às normas estabelecidas.
O que fazer?
Os consumidores que fazem uso dos produtos devem entrar imediatamente em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) do fabricante, pelo e-mail sac@bmtmed.com.br, para mais informações a respeito do recolhimento e da substituição do produto.
Fonte: primeirapagina