Turismo

Descubra 8 pratos típicos do Peru para explorar sua rica gastronomia

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Peru é uma das maiores referências globais em gastronomia na atualidade, com seus restaurantes acumulando títulos de melhores do mundo caso do Central e do Maido, ambos na capital Lima, que ganharam o prêmio máximo do World’s 50 Best Restaurants em 2023 e 2025, respectivamente.

Mas nem precisa entrar em um estabelecimento caro e estrelado para apreciar as delícias da culinária do nosso vizinho. Confira alguns dos pratos típicos mais famosos do Peru, que merecem inclusão no seu menu na próxima vez que cruzar os Andes:

1. Ceviche

ceviche-peruano
O ceviche é o prato mais “globalizado” da culinária peruana (chandlervid85/freepik/Reprodução)

O prato mais famoso e exportado da gastronomia peruana, o ceviche pode ser feito de várias formas. Mas, por ser originário do litoral do país, a versão clássica é com peixe cru, acompanhada de cebola, alho e diferentes condimentos, como pimenta e coentro. Costuma ser acompanhado de algum carboidrato adocicado para quebrar a acidez, como milho ou batata-doce.

2. Ají de gallina

aji-de-gallina-peru
Um prato de ají de gallina (ta@keshi kimi/Wikimedia Commons)

“Ají”, por si só, é o nome dado a um tipo de pimenta. No caso dessa receita, que também se originou na região costeira do Peru e absorveu referências da colonização espanhola, utiliza-se o ají amarelo para preparar um caldo cremoso com frango desfiado, acompanhado de batatas, azeitonas, arroz ou ovo. Visualmente, lembra até um estrogonofe, mas o gosto é bem diferente.

3. Pachamanca

pachamanca-peru
Diferencial da pachamanca não é tanto a comida, mas o modo de preparo: sob pedras aquecidas (Kiwikou/Wikimedia Commons)

Originária da região andina, a pachamanca é um cozido de diferentes carnes e tubérculos. O grande diferencial é o modo de preparo: a panela ou caldeirão é enterrado (“pacha”, em quéchua, é “terra”) e o aumento de temperatura é garantido por pedras aquecidas.

4. Lomo saltado

lomo-saltado-peru
Lomo saltado mescla elementos da culinária chinesa a técnicas locais (Nano Erdozain/Pexels)

O lomo saltado é um exemplo da mescla da cultura imigrante com ingredientes locais: hoje um dos pratos mais populares ao redor do país, tem suas origens na culinária “chifa”, nome dado à comida feita por chineses que viviam em Lima no começo do século 20. O prato é um clássico stir fry em panela wok, mas utiliza, além das carnes e cebolas, outros ingredientes nativos da América do Sul, como batata e tomate.

5. Cuy

cuy-peruano-porquinho-da-india
Uma das grandes barreiras culturais para quem vem de fora é provar um prato com o cuy, o porquinho-da-índia (Marzper/Wikimedia Commons)

Esse pode causar muita resistência em quem vem de fora: o cuy é o animal que conhecemos como porquinho-da-índia, muito apreciado na culinária local. Ele geralmente é preparado frito ou assado – e inteiro, inclusive com cabeça e patas. Se conseguir derrotar a estranheza, é muito fácil encontrar receitas com a iguaria em todo o Peru.

6. Anticuchos

anticuchos-peruanos
Anticuchos, os espetinhos peruanos (Jimena Bernal/Wikimedia Commons)

Popularizados na zona andina próxima à fronteira, os anticuchos também são um sucesso na vizinha Bolívia. Na prática, trata-se de espetinhos com diferentes tipos de carne, geralmente acompanhados de algum tipo de carboidrato, como milho ou batata.

7. Causa limeña

causa-limena-comida-peruana
Causa limeña (Héctor de Pereda/Flickr)

As “causas” são pratos feitos com uma base de purê de batatas com sumo de limão. Na versão limeña, originada na capital, o prato é complementado por frango desfiado, maionese e avocado, e lembra visualmente um escondidinho, porque o purê também é colocado por cima.

8. Pollo a la brasa

pollo-a-la-brasa-peru
Receita tão simples quanto bem-sucedida: o pollo a la brasa é um frango assado em chama aberta (Juan Emilio Prades Bel/Wikimedia Commons)

A receita é muito simples, mas é tão popular que não pode deixar de ser citada quando se fala de culinária peruana: como o nome indica, o pollo a la brasa é um frango assado (inteiro) no fogo. Dá para comer puro ou com diferentes acompanhamentos. Fácil e saborosa, a comida ganhou popularidade na região metropolitana da capital, nos anos 1950, e logo se tornou um sucesso no país inteiro.

Bônus: o pisco sour

pisco-sour-peruano
Peruano ou chileno? Reivindicado pelos dois países, o pisco sour é o drink imperdível quando se visita essa parte da América do Sul (Cahtrine Lindblom/Flickr)

Não é comida, mas é outro elemento indispensável da gastronomia peruana. Existe uma rivalidade com os chilenos sobre qual dos dois lados da fronteira merece o título de criador do drink adoçado com pisco (uma aguardente de uva), limão e clara de ovo, mas no Peru ele é uma opção onipresente em qualquer lugar que sirva bebidas alcoólicas – dá para considerar um equivalente à nossa caipirinha.

Leia tudo sobre o Peru

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.