O BioParque do Rio de Janeiro, localizado na Quinta da Boa Vista, zona norte da capital fluminense, foi fechado temporariamente nesta semana para uma inspeção sanitária.
A decisão foi tomada após a equipe técnica veterinária encontrar galinhas-d’angola mortas dentro do parque. Diante da situação, foram acionados protocolos de biossegurança com o objetivo de preservar a saúde dos animais e garantir a segurança do espaço.
Em nota oficial, a administração informou que o fechamento é uma medida preventiva e que novas informações serão divulgadas assim que houver atualizações. O BioParque vinha funcionando todos os dias durante o recesso escolar de julho, mesmo às segundas e terças-feiras, quando normalmente não abre ao público.
O espaço foi inaugurado em 18 de março de 2021, após um processo de modernização e mudança de conceito. O antigo Jardim Zoológico do Rio, que funcionava no mesmo local desde 1945, passou a ser um centro voltado à conservação da biodiversidade, com ênfase em bem-estar animal, educação ambiental e pesquisa científica.
Em 2016, o zoológico foi transferido à iniciativa privada e passou por uma ampla reforma estrutural, resultando na criação do atual BioParque.
Fonte: cenariomt