O Latin NCAP divulgou nesta quarta-feira (16) os resultados de sua mais recente bateria de testes de segurança veicular, na qual figurou um modelo relevante para o mercado brasileiro.
Trata-se do Chevrolet Tracker, produto que ocupa o posto de SUV mais vendido no mercado brasileiro há quatro meses consecutivos.
Avaliado de forma voluntária por parte da GM, o SUV compacto alcançou nota máxima (5 estrelas) na avaliação da entidade.
“O popular SUV atingiu 91,07% de proteção para Ocupante Adulto, 91,84% para Ocupante Infantil, 54,14% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 83,18% em Assistência à Segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, impacto traseiro (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) urbana e interurbana, Assistentes à velocidade, Detecção de Ponto Cego (BSD) e Controle Eletrônico de Estabilidade”, reporta o Latin NCAP em comunicado.
Vale lembrar que os padrões mais recentes do Latin NCAP também levam em conta a presença de assistentes de condução para que os modelos avaliados alcancem notas máximas nas avaliações.
A única ressalva do Latin NCAP envolvendo o Chevrolet Tracker apareceu durante a avaliação de impacto lateral de poste, a qual foi sanada em um recall para o SUV realizado a partir de abril deste ano.
“Após o teste de impacto lateral de poste, foi observado fogo no lado não esmagado do veículo na área do pré-tensionador do cinto de segurança e dificuldade para soltar o cinto de segurança. Estas informações foram publicadas pelo Latin NCAP e o fabricante foi notificado do incidente. A ocorrência foi investigada, o fabricante descobriu uma não-conformidade e emitiu um recall de segurança em abril de 2022 para todos os mercados afetados”, explica o Latin NCAP.
“Apesar da falta de regulamentos de segurança robustos na região e de informações independentes através de uma classificação em estrelas do Latin NCAP, vemos que os fabricantes estão demonstrando seu compromisso com veículos mais seguros. Alguns fabricantes têm a capacidade e a vontade de oferecer veículos mais seguros, resta aos governos da região assumir o mesmo compromisso. É hora de os consumidores de nossa região serem tratados igualmente com relação ao desempenho de proteção que as marcas oferecem como padrão nos veículos que comercializam em outras regiões”, analisa Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.
Por fim, vale lembrar que o pacote de segurança mais completo para o Chevrolet Tracker, envolvendo assistentes de condução como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e monitoramento de pontos cegos, é encontrado somente na versão topo de linha Premier. O catálogo em questão acrescenta também o assistente de estacionamento.
Fonte: autoo