Como estava previsto, a Toyota revelou nesta quarta-feira (16) a nova geração do Prius, a quinta na longa trajetória do modelo.
Buscando se descolar de uma vez por todas da eventual competição doméstica com o Corolla eletrificado, o Prius 2023 estreia com um projeto baseado no conceito “Hybrid Reborn”, ou “híbrido renascido”, em uma tradução livre.
A ideia da Toyota, com isso, é conferir ao novo Prius um tempero emocional, mostrando que um híbrido pode ser divertido e não apenas um veículo unicamente preocupado com o baixo nível de consumo e emissões.
Para tanto, o modelo aposta agora em linhas mais arrojadas e avanços técnicos e mecânicos significativos. Coube ao Prius 2023 estrear a quinta geração do sistema híbrido da Toyota e a segunda geração da plataforma TNGA, resultando em ganhos no desempenho, economia de combustível e no comportamento dinâmico.
O novo Prius preservou o estilo “monoforma”, nas palavras da Toyota, para a carroceria, porém com formas mais angulosas e esportivas, sendo que o Prius 2023 pode receber até rodas de liga leve aro 19”.
Na parte interna, o habitáculo do Prius foi todo revisto e torna-se o primeiro modelo da marca a oferecer um sistema de iluminação ambiente ligada aos alertas dos assistentes de condução, tornando a comunicação com o motorista mais eficiente.
Sob o capô, o novo Prius Plug-in conta com um novo sistema baseado no motor térmico 2.0 a gasolina. O conjunto é capaz de oferecer 223 cv de potência combinada e impulsionar o híbrido de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos, número que reafirma o compromisso da nova geração do Prius com uma performance envolvente.
O alcance em modo 100% elétrico para o novo Prius Plug-in cresceu 50% em relação ao antecessor, porém a Toyota não apresentou o dado específico. Em uma alteração importante, a Toyota deslocou a bateria principal do sistema do assoalho do porta-malas para parte inferior do assento traseiro, o que auxiliou a tornar o centro de gravidade do modelo mais baixo e melhorar o espaço para bagagens.
Outro aprimoramento interessante para o Prius híbrido plug-in é o que a Toyota chama de “My Room Mode”, que permite aos usuários utilizar o ar-condicionado e o sistema de som enquanto o híbrido realiza a recarga externa, aproveitando a fonte de energia em questão.
O Prius 2023 também contará com as opções de motores térmicos 2.0 e 1.8 em configurações híbridas convencionais, sem opção de recarga externa.
Falando sobre a nova geração da plataforma TNGA, a Toyota realça que a arquitetura oferece nível de rigidez superior, o que se converte em mais silêncio a bordo e respostas ao volante superiores.
Por fim, a Toyota salienta que o novo Prius será equipado com a evolução dos assistentes de condução reunidos no pacote Toyota Safety Sense. Para o híbrido, a Toyota otimizou o funcionamento dos sistemas de alerta com a presença de uma câmera monocular, a qual oferece conjunto de dados e imagens ainda mais preciso.
O novo Prius, como é possível conferir na foto abaixo, será equipado com teto solar panorâmico, que pode ser totalmente aberto. As opções híbridas plug-in, por sua vez, estão equipadas com um sistema de carregamento solar de segunda geração, o qual permite uma conversão mais eficiente da energia em eletricidade.
Lançado globalmente em 1997, o Toyota Prius tornou-se o primeiro híbrido produzido em massa, superando as 5 milhões de unidades vendidas em diversos mercados ao longo de seus 25 anos de história. Segundo a Toyota, isso representa que cerca de 82 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas graças ao menor consumo do Prius.
Aqui no Brasil, o híbrido desembarcou em 2013 em sua terceira geração global. O modelo foi importado até 2021, já na quarta geração, quando deixou de ser comercializado por aqui devido ao lançamento do Corolla Hybrid flex nacional.
Consultada pelo AUTOO, a Toyota não se posicionou até o momento se tem nos planos oferecer a quinta geração do Prius por aqui.
Fonte: autoo