No Dia do Homem, barbearia em Barra do Garças mostra como o autocuidado masculino impulsiona novos negócios
Setor de beleza voltado ao público masculino cresce no estado e abre espaço para empreendedores atentos às mudanças de comportamento do consumidor
15/07/2025 às 08:55
Comemorado no Brasil em 15 de julho, o Dia do Homem movimenta diversos setores da economia e reforça uma tendência crescente: o aumento do autocuidado masculino. A busca por bem-estar e estética deixou de ser tabu entre os homens brasileiros — e se transformou em oportunidade de negócio. Em Barra do Garças (MT), o empreendedor Matheus Fernandes enxergou esse movimento como uma chance de transformar vocação em empresa. Há dez anos, fundou sua barbearia, hoje referência em estilo, atendimento personalizado e experiência voltada exclusivamente a este público.
Segundo dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o segmento de beleza e cuidados pessoais vem crescendo de forma expressiva entre os microempreendedores individuais (MEIs) no estado. Em 2024, o setor registrou aumento de 12% nas formalizações de barbearias, com destaque para cidades do interior. A tendência acompanha as mudanças de comportamento do consumidor: os homens estão mais atentos à estética, à saúde mental e à valorização da própria imagem.
O coordenador da Agência do Sebrae/MT em Barra do Garças, João Batista Alves, afirma que público masculino está mais consciente sobre a importância do autocuidado. “Por isso, o Dia do Homem é uma boa estratégia para divulgar serviços e produtos voltados para este segmento. Esse movimento cria oportunidades reais de inovação e crescimento para pequenos negócios no setor de beleza”.
Unindo propósito e visão de mercado, Matheus conta que o incentivo veio de casa. “Minha mãe sempre foi cabeleireira e, aos 17 anos, ela me motivou comprando meus primeiros materiais. Mas o que realmente acendeu uma nova paixão em mim foi a possibilidade de empreender com meu próprio negócio”, conta.

O profissional, que hoje vê como oportunidade o aumento da frequência masculina nos salões e a procura por novos serviços, também enfrentou dúvidas no início da trajetória. “O começo é sempre mais desafiador. Construir uma carteira de clientes, ganhar experiência no ramo e desenvolver maturidade empreendedora leva tempo. A ansiedade gerava conflitos internos e cheguei a pensar em desistir”, lembra.
Assim como o empreendimento de Matheus, outros negócios voltados ao público masculino vêm se destacando por oferecerem experiências completas: ambientes bem planejados, atendimento individualizado, serviços diferenciados e produtos personalizados; tudo pensado para transformar o consumo em um momento especial.
Perfil empreendedor
A trajetória de Matheus Fernandes é marcada por dedicação, estudo constante e sensibilidade às transformações do mercado. Ele buscou no Sebrae Mato Grosso capacitações em gestão, atendimento e inovação. “A barbearia é um reflexo do cuidado com o outro, mas também exige organização, estratégia e paixão pelo que se faz. Para quem está começando, aconselho buscar conhecimento. Eu gostaria de ter tido o Sebrae como parceiro desde o início, isso teria facilitado muito minha caminhada”, destaca.

Atualmente, Matheus também oferece cursos de capacitação para barbeiros iniciantes e experientes, promovendo a importância do aprendizado contínuo. “Sinto orgulho de ter chegado até aqui com 10 anos de atuação, sendo reconhecido por muitos como referência, inclusive por colegas de profissão. E ainda mais gratificante poder contribuir com a formação de novos profissionais”, conclui.
Fonte: Sebrae