Notícias

Cuiabá forma primeira turma de investidores em inovação e empreendedorismo: confira os detalhes

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Cuiabá conclui primeira turma de investidores com foco em inovação e empreendedorismo

Parceria entre Sebrae/MT, Senai-MT e Sicredi Ouro Verde tem objetivo de fomentar o surgimento de novas soluções tecnológicas em áreas como agronegócio, sustentabilidade e serviços.

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
14/07/2025 às 12:56 Atualização
14/07/2025 às 17:39

Volatilidade do mercado financeiro, a busca por linhas de crédito em um cenário de juros elevados e as tendências inovadoras para pequenos negócios foram os principais temas abordados no encerramento da primeira turma do curso “Formação de Investidores de Mato Grosso”, neste sábado (11/07), em Cuiabá. Cerca de 25 empresários participaram da iniciativa promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) e pelo Sicredi Ouro Verde.

O curso teve como propósito fortalecer o ecossistema de inovação e impulsionar o empreendedorismo local. “Com boas parcerias, tornamos esse ambiente de negócios mais harmônico, produtivo, inovador e, acima de tudo, mais fértil para o avanço dos pequenos negócios inovadores. O resultado foi extremamente positivo”, comenta a analista de Negócios Inovadores da Agência Regional Metropolitana do Sebrae/MT, Beatriz Biancardini.

A formação representa um marco importante para o estado, que se destaca pelo crescimento econômico e pelo surgimento de novas soluções tecnológicas em áreas como agronegócio, sustentabilidade e serviços. A expectativa é que essa rede de investidores contribua para acelerar o desenvolvimento de negócios de impacto. “Mais do que desenvolver negócios, essa formação foi essencial para o desenvolvimento de pessoas. O grande aprendizado é que, além de riqueza, a inovação também cria um legado sólido, promovendo o crescimento dos empreendimentos e beneficiando toda a comunidade da nossa região”, ressalta o gerente Regional de Desenvolvimento do Sicredi, Rafael Franchini.

Para a gerente executiva de Tecnologia e Inovação do Senai Mato Grosso, Naiara Galliani, o curso deixa um legado de oportunidades reais de investimento nas iniciativas que necessitam de aporte financeiro. “O ponto mais importante é que essa parceria possibilitou formar uma turma com maturidade para investir. Iniciar um projeto é sempre fácil, mas o verdadeiro desafio é concluir e contribuir com soluções para problemas reais. Precisamos de cérebro, braço e bolso. O cérebro representa a capacidade operacional e bolso, capacidade financeira. Esse avanço no eixo de bolso é muito relevante para um novo ciclo econômico do estado, que é a agroindustrialização”, explica.

Durante o programa, os participantes receberam orientações estratégicas sobre investimento em startups e negócios inovadores, com foco na análise de risco, oportunidades de mercado e boas práticas de governança. O analista de sistemas Itamar Fernandes classificou o curso como uma excelente experiência de aprendizado e destacou ampliação da visão sobre o mundo dos investimentos.

“Especialmente no âmbito regional, por ser um tema ainda pouco falado. O curso nos permitiu conexões entre startups e empreendedores locais, que estão construindo seus negócios, e investidores com potencial de aportar capital de risco para maximizar resultados e crescer juntos com as empresas”, finaliza o analista Itamar.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.