Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Mauro Mendes sugere confisco e perda da área para quem praticar desmatamento ilegal

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Governador de Mato Grosso Mauro Mendes se reúne com Senado na COP-27

Confisco e perda de bens a quem pratica desmatamento ilegal no país foram ações propostas pelo governador de Mato Grosso, Mauro , ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. As medidas, consideradas “ousadas”, foram apresentadas durante na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheik, no Egito, na terça-feira (15).

“O Brasil tem combatido o desmatamento ilegal com os mesmos instrumentos e os resultados têm sido muito longe daquilo que gostaríamos. E isso traz um gigantesco para o nosso país, para a vida, para a nossa imagem e para a economia”, pontuou Mendes.

A proposta apresentada deve ser formalizada via minuta de projeto de lei nas próximas semanas.

“Game over” para quem desmatar ilegalmente

Mendes lembrou no encontro que o desmate ilegal causa prejuízo enorme, não somente para o meio ambiente, mas para a economia de Mato Grosso também.

“Eu proponho uma medida forte para combater o desmatamento ilegal: perdimento da área de para quem fazer o desmatamento ilegal. Quem fez e ficar comprovado toma para si a responsabilidade. É game over. Se desmatar ilegalmente, aquela área, aquele CAR [Cadastro Ambiental Rural] fica perdido. Se não for área regularizada, fica decretada a perda da posse”, explicou.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que levará a proposta para no Congresso Nacional. “Essa é uma proposta que teremos que debater no Congresso e acredito que deve estar aliada ao fortalecimento dos programas de regularização fundiária”.

 

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.