A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está recrutando voluntários para um estudo clínico com o intuito de prevenir a progressão do pré-diabetes para o diabetes tipo 2. A pesquisa, chamada “Provendia” oferece acompanhamento de nutricionista e educador físico por três anos.
O público-alvo são adultos a partir de 18 anos, que moram em Cuiabá ou Várzea Grande, com diagnóstico de sobrepeso ou obesidade, hemoglobina glicada entre 5,7% e 6,4% e que não estejam em acompanhamento nutricional ou com personal trainer.
Os participantes terão acesso gratuito a orientações personalizadas de alimentação saudável e prática de atividade física.
Segundo os pesquisadores, a proposta é acompanhar a evolução dos voluntários ao longo do tempo, oferecendo suporte para mudanças no estilo de vida que podem reduzir os riscos de desenvolver a doença.
O diabetes tipo 2 é uma das principais causas de complicações cardiovasculares e renais no país, a iniciativa pretende produzir evidências científicas para políticas públicas de prevenção.
As atividades do projeto acontecem no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), com envolvimento de professores, alunos e pesquisadores da UFMT. Todos os procedimentos devem seguir normas éticas aprovadas em comitê de pesquisa, e a participação é totalmente voluntária.
Os interessados podem preencher o formulário de inscrição disponível aqui. Mais informações também podem ser obtidas diretamente com a equipe da Faculdade de Nutrição.
Fonte: primeirapagina