Quais lugares atraíram mais os viajantes brasileiros em 2024? Quais destinos se consolidaram como escolhas certas e quais começaram a despontar como promessas para o futuro? Essas são algumas das respostas trazidas pelo Anuário Braztoa 2025, divulgado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em parceria com a consultoria SPRINT Dados.
O levantamento oferece um panorama abrangente das viagens vendidas por operadoras brasileiras, tanto para destinos nacionais quanto internacionais. O estudo analisa o comportamento de consumo, as tendências do mercado de lazer, os impactos econômicos e os formatos de roteiros mais procurados. As operadoras associadas à Braztoa movimentaram, segundo levantamento, R$ 22,09 bilhões em 2024, com 9,81 milhões de embarques registrados ao longo do ano.
O Brasil encabeça as escolhas
Com quase 6 milhões de embarques nacionais (5,88 milhões), o Brasil respondeu por quase 60% de todas as viagens realizadas pelas operadoras associadas à Braztoa em 2024.
Das atrações mais vendidas, os grandes clássicos continuam em alta, o Beto Carrero World (1º), em Santa Catarina, e o Beach Park (2º), no Ceará, seguem como os preferidos. Cruzeiros marítimos (3º) também seguem como escolha consolidada de lazer, seguidos pelas Cataratas do Iguaçu (4º) e por experiências de litoral como os passeios de jangada (5º) e os tours pelas praias (6º). Jalapão (7º), resorts (8º) e city tours (9º) também aparecem entre os destaques.
Entre as cidades escolhidas pelos viajantes, o Rio de Janeiro (1º) lidera o ranking, seguido por Porto de Galinhas (2º), Maceió (3º), São Paulo (4º) e Porto Seguro (5º). Na sequência, estão Salvador (6º), Fortaleza (7º), Recife (8º), Praia do Forte (9º) e Natal (10º).
No recorte por estado, Bahia (1º), Pernambuco (2º) e Alagoas (3º) formam o topo, seguidos por Rio de Janeiro (4º), São Paulo (5º), Ceará (6º), Rio Grande do Sul (7º), Rio Grande do Norte (8º) e Amazonas (9º).
Novos nomes no radar
O anuário também destaca os destinos emergentes – locais que, embora ainda fora do topo das vendas, vêm ganhando força e despertando o interesse dos viajantes. No Brasil, Belém, no Pará, lidera essa lista, seguido por Ipojuca (onde está Porto de Galinhas), Cumbuco (CE), Bonito (MS), Gramado (RS), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Pipa (RN). São lugares que indicam mudanças no perfil do turista e sinalizam tendências para os próximos anos.
Exterior segue forte, com destaque para Europa e Ásia
As viagens internacionais representaram cerca de 40% dos embarques em 2024. Os Estados Unidos continuam liderando entre os destinos mais vendidos, mas a presença de países europeus e asiáticos é cada vez mais expressiva. Na lista de atrações mais procuradas, os parques da Disney e da Universal Studios, em Orlando, ainda são imbatíveis, mas dividem espaço com experiências variadas como cruzeiros internacionais, Torre Eiffel, Seaworld, city tours, parques temáticos na Europa, Machu Picchu e visitas a palácios.
Entre as cidades internacionais mais buscadas, Orlando lidera, seguido por Lisboa, Paris, Roma e Nova York. Buenos Aires, Miami, Punta Cana, Santiago e Londres completam o ranking. No recorte por países, os Estados Unidos estão no topo, com Itália e Portugal logo atrás. Argentina, França, Espanha, Chile, Tailândia, República Dominicana e Japão fecham o Top 10.
Destinos internacionais emergentes também ganharam atenção em 2024. A Tailândia aparece na dianteira, seguida por Japão, Bariloche, África do Sul, Singapura, Emirados Árabes, Tunísia, Bélgica e Costa Rica.
Fonte: viagemeturismo