O fim de semana dos dias 12 e 13 de julho será marcado por contrastes climáticos no Brasil, segundo a Climatempo. No sábado (12), a chuva ganha força no Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais e leste da Bahia, devido à infiltração marítima e à circulação de ventos em baixos níveis da atmosfera. Nessas regiões, há risco de chuva moderada a forte. O mesmo vale para o litoral entre Sergipe e Pernambuco.
No Norte, há risco de temporais no norte e noroeste do Amazonas, centro-norte de Roraima e leste do Amapá. No Pará, as pancadas podem ter forte intensidade durante a tarde. Já no Sul, o sol predomina com poucas nuvens ao longo do dia, elevando as temperaturas, mas ainda faz frio pela manhã, inclusive com possibilidade de geada isolada no extremo sul de Minas Gerais.
Em grande parte do Centro-Oeste, interior do Nordeste, sul do Pará, norte do Mato Grosso, São Paulo e interior de Minas Gerais, a massa de ar seco continua predominando. Nessas áreas, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% no período da tarde, e abaixo de 20% entre o norte do Mato Grosso e o sul do Pará, situação de alerta para a saúde.
No domingo (13), a chuva se intensifica em Salvador e segue presente em toda a faixa leste do Nordeste, do Espírito Santo até o Rio Grande do Norte, com possibilidade de pancadas fortes. O nordeste de Minas Gerais também terá chuva isolada, assim como o litoral de São Paulo, onde deve chover fraco.
No Sul, áreas de instabilidade avançam e podem provocar chuva fraca e isolada no oeste e na Campanha Gaúcha ao fim do dia. Santa Catarina e Paraná terão predomínio de sol, mas o litoral paranaense deve registrar chuviscos entre a manhã e a tarde.
O Centro-Oeste terá sol entre poucas nuvens e calor em Mato Grosso e Goiás. Já no Norte, do Amazonas a Roraima e no Amapá, pancadas de chuva alternam com períodos de melhoria, mas há chance de temporais. O Pará segue com chuva forte no norte e noroeste.
A manhã terá temperaturas baixas desde o Rio Grande do Sul até o sul de Minas Gerais, mas sem risco de geada.
Fonte: canalrural