Mundo

Flor Ribeirinha encerra turnê com show emocionante na Torre Eiffel

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O grupo Flor Ribeirinha, de São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, encerrou nesta semana sua turnê internacional pela Europa com uma apresentação simbólica de siriri em plena praça da Torre Eiffel, em Paris. O encerramento marcou o fim de um percurso de 28 dias de viagem, mais de 40 apresentações e muita celebração da cultura brasileira.

“Encerramos com chave de ouro. […] Dançamos com o coração em Paris, tendo a Torre Eiffel como testemunha da grandiosidade que é o nosso Flor Ribeirinha”, comemorou o grupo nas redes sociais.

Ao todo, 32 artistas participaram da turnê, representando a diversidade cultural do Brasil em palcos da França e da Bélgica. “Dançamos com o coração em Paris, tendo a Torre Eiffel como testemunha da grandiosidade que é o nosso Flor Ribeirinha”, destacou a publicação.

A turnê foi realizada entre os dias 12 de junho e 8 de julho, com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e de empresas mantenedoras do grupo. O convite partiu da Federação Brasileira de Artes Populares (FEBRARP), que promove intercâmbio cultural entre grupos folclóricos brasileiros e festivais internacionais.

Com figurinos novos e coreografias inéditas, o espetáculo apresentado na Europa homenageou as cinco regiões do país. No repertório, estiveram manifestações como o Boi Bumbá, do Norte; o Frevo, do Nordeste; o Samba, do Sudeste; o Siriri e o Rasqueado Cuiabano, do Centro-Oeste; além da vibrante Lambada.

Segundo o diretor artístico Avinner Silva, a turnê contou com apresentações de diferentes durações, entre 10 e 90 minutos, e teve como destaque um quadro especial com samba tropical brasileiro, coreografado por Altamiro Barcelos, do Rio de Janeiro, que acompanhou o grupo na jornada europeia.

Fundado há 31 anos por Domingas Leonor da Silva, o grupo Flor Ribeirinha surgiu no quintal de sua casa e já coleciona prêmios internacionais conquistados em festivais na Turquia, Bulgária, Polônia e Coreia do Sul.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.