“Encerramos com chave de ouro. […] Dançamos com o coração em Paris, tendo a Torre Eiffel como testemunha da grandiosidade que é o nosso Flor Ribeirinha”, comemorou o grupo nas redes sociais.
Ao todo, 32 artistas participaram da turnê, representando a diversidade cultural do Brasil em palcos da França e da Bélgica. “Dançamos com o coração em Paris, tendo a Torre Eiffel como testemunha da grandiosidade que é o nosso Flor Ribeirinha”, destacou a publicação.
A turnê foi realizada entre os dias 12 de junho e 8 de julho, com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e de empresas mantenedoras do grupo. O convite partiu da Federação Brasileira de Artes Populares (FEBRARP), que promove intercâmbio cultural entre grupos folclóricos brasileiros e festivais internacionais.
Com figurinos novos e coreografias inéditas, o espetáculo apresentado na Europa homenageou as cinco regiões do país. No repertório, estiveram manifestações como o Boi Bumbá, do Norte; o Frevo, do Nordeste; o Samba, do Sudeste; o Siriri e o Rasqueado Cuiabano, do Centro-Oeste; além da vibrante Lambada.
Segundo o diretor artístico Avinner Silva, a turnê contou com apresentações de diferentes durações, entre 10 e 90 minutos, e teve como destaque um quadro especial com samba tropical brasileiro, coreografado por Altamiro Barcelos, do Rio de Janeiro, que acompanhou o grupo na jornada europeia.
Fundado há 31 anos por Domingas Leonor da Silva, o grupo Flor Ribeirinha surgiu no quintal de sua casa e já coleciona prêmios internacionais conquistados em festivais na Turquia, Bulgária, Polônia e Coreia do Sul.
Fonte: leiagora