Turismo

Museu Nacional no Rio de Janeiro reabre temporariamente: saiba como visitar

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Fechado desde setembro de 2018, quando um incêndio tomou conta do espaço, o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, reabriu parcialmente ao público na última quarta-feira (2). Até dia 31 de agosto, um espaço do museu composto por três salões estará aberto para visitas com a exposição “Entre Gigantes”.

Entre os destaques da exibição temporária está o Meteorito de Bendegó, um dos poucos itens do acervo antigo que sobreviveram o incêndio. Algumas novidades neste acervo temporário são um esqueleto de cachalote de quase 16 metros e obras do artista visual indígena Gustavo Caboco, incluindo a pintura Escola de Bendegó, releitura da Escola de Atenas que utiliza cinzas do incêndio. Os visitantes podem, ainda, ver de perto detalhes da restauração do museu.

Os ingressos para a exposição são gratuitos, porém todos os horários de visita se esgotaram rapidamente. Por conta disso, o museu está organizando uma fila de espera presencial para atender os que desejam visitar as obras e não conseguiram adquirir os ingressos. Caso haja desistências, as vagas serão redistribuídas entre os presentes na fila, de acordo com ordem de chegada e limite de ocupação.

O restante do prédio histórico segue em obra e a reabertura total está prevista para 2027. O museu continua buscando financiamento para a reconstrução total. Do total estimado de R$ 516,8 milhões necessários para a obra, já foram captados R$ 347,2 milhões junto a órgãos públicos e empresas privadas.

A exposição estará aberta até o fim de agosto. Após esse período, os três ambientes abertos serão fechados novamente para obras de restauro.

Serviço:

Onde? Museu Nacional – Quinta da Boa Vista – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ

Quando? De terça-feira a domingo, das 10h às 15h, até 31 de agosto.

Quanto? Gratuito. Os ingressos pela plataforma Sympla estão esgotados, mas há uma fila de espera presencial no museu.

Leia tudo sobre o Rio de Janeiro

Busque hospedagem no Rio de Janeiro

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.