Eventos

Roteirista anônimo de A Viagem escreve curta-metragem filmado em Mato Grosso do Sul

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ator Breno Moroni, que fez sucesso interpretando o Mascarado, personagem da novela A Viagem, assina o roteiro de um curta-metragem com DNA sul-mato-grossense, que estreia gratuitamente nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), em Campo Grande. As exibições serão às 19h, no MIS (Museu da Imagem e do Som).

O filme Les Garçons é uma adaptação da peça homônima escrita por Breno, em 2004, em Portugal. Um maître idoso à espera de um amor — que nunca veio — e um jovem garçom que só quer ganhar seu dinheiro e ir embora dão vida ao enredo, que se passa em um restaurante francês decadente.

A montagem original contou com o ator português Francisco Adam, ídolo adolescente da série Morangos com Açúcar, que faleceu pouco depois da estreia. A memória de Francisco, segundo Breno, pulsa no cerne da obra.

“Foi a única peça de teatro que ele fez. Montar esse filme é também uma homenagem, uma dívida afetiva com a trajetória dele”, conta o roteirista, que tem mais de 50 anos de carreira artística com trabalhos na televisão, no teatro e cinema.

Mascarado marcou carreira de Breno

Seu papel de maior destaque foi na icônica novela “A Viagem”, atualmente, no ar no Vale a Pena Ver de Novo da Rede Globo.

O curta propõe uma reflexão delicada e visualmente potente sobre solidão, memórias e os amores que não se viveram. Moroni explica que a ideia da personagem ausente — a paciente terminal que nunca chega para o jantar — surgiu de uma experiência pessoal.

“Minha mãe, em estado terminal, me disse que queria uma última refeição. Eu comprei o vinho que ela gostava, fui à churrascaria que ela mais amava, mas jantei sozinho. Essa peça também é para ela”, comenta Moroni.

A ausência, no filme, ganha dimensão simbólica: “Ela se mescla com os sonhos perdidos, com o tempo que não volta, com os arrependimentos que a velhice traz”, acrescenta Breno.

A transposição da peça para o cinema exigiu mudanças significativas. O texto original tinha elementos circenses — malabarismo, acrobacias — que foram retirados no curta.

“A comédia deu lugar a um drama mais profundo, e o conteúdo se aprofundou nas feridas: guerra, fome, conflito geracional”, explica o roteirista.

Quem divide a cena no filme são os atores Fábio Arruda e o corumbaense Salim Haqzan, que também é responsável pela direção de arte.

Les Garçons foi gravado em Corumbá, cidade escolhida não apenas por sua força simbólica e importância para a história do cinema no estado, mas também por ser berço de muitos dos envolvidos no projeto.

O filme será exibido em Campo Grande, Nova Andradina e Corumbá, seguido de bate-papos com a equipe e profissionais convidados das áreas de psicologia, direito e cultura.

As sessões terão acessibilidade comunicacional garantida, com legendas, audiodescrição e intérpretes de Libras nos debates.

O filme conta com investimento da Lei Paulo Gustavo, do MinC (Ministério da Cultura), por meio de edital do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.