Boas Ações

Artista revoluciona com próteses para pessoas negras: assista ao vídeo transformador!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Artista inova com próteses para pessoas pretas e transforma vidas; vídeo

John Amanam, artista da Nigéria que faz próteses realistas para pessoas pretas, teve a ideia depois que uma pessoa da família perdeu um dedo e não havia nada na cor dela. - Foto: @john_amanam
John Amanam, artista da Nigéria que faz próteses realistas para pessoas pretas, teve a ideia depois que uma pessoa da família perdeu um dedo e não havia nada na cor dela. – Foto: @john_amanam

Você já viu próteses feitas para pessoas pretas? Sim, elas já existem e foram criadas por um artista incrível da Nigéria que teve uma grande sacada e está transformando vidas com sua arte hiper-realista.

O trabalho inovador e profundamente humanizado é feito por John Amanam. Formado em Artes e Design pela Universidade de Uyo, ele desenvolve mãos, dedos, pés, orelhas e outras partes do corpo com impressionante nível de realismo. Elas têm detalhes como veias, rugas, unhas e até pelos, para reproduzir com precisão a textura e o tom da pele de cada cliente.

“Quero que as pessoas negras possam olhar para suas próteses e se reconhecer nelas. Quero que elas se sintam completas”, disse o artista.

A ideia

John  está preenchendo uma lacuna histórica na medicina e no design, marcada por décadas de exclusão racial nos padrões estéticos e funcionais das próteses convencionais, que geralmente são para tons claros de pele, chamadas caucasianas, informou o site Notícia Preta.

Ele teve a ideia depois que uma pessoa da família dele perdeu um dedo. Foi aí que percebeu que não havia opções de próteses compatíveis com o tom de pele de pessoas negras no mercado.

Aí John decidiu produzir próteses hiper-realistas, que representam com fidelidade a pele melanizada africana.

Leia mais notícia boa

Abriu empresa

As próteses dele são feitas com silicone médico e pintadas à mão.

Para realizar o trabalho inovador, John fundou a empresa Immortal Impressions, que fica em Uyo, no sul da Nigéria, na África, continente onde milhões de pessoas vivem com deficiências físicas, muitas delas causadas por acidentes, conflitos ou doenças, a representação racial também se mostra essencial na reabilitação.

E a visibilidade do trabalho tem crescido e chegado a outros países.

Reconhecimento mundial

John Amanan já é reconhecido como o primeiro escultor de próteses voltadas especificamente para peles negras no continente.

Ele virou símbolo de inovação e de uma reparação histórica.

“Em um mundo que frequentemente foca em falhas, nossas próteses hiper-realistas são um lembrete de que imperfeições podem ser transformadas em algo extraordinário”, disse ele em um dos vídeos postados no Instagram do artista.

Assista ao vídeo das próteses feitas para pessoas pretas e veja o nível do realismo:

View this post on Instagram

 

A post shared by John Amanam (@john_amanam)

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.