Salas de cinema em 20 cidades de oito estados brasileiros apresentam os filmes finalistas ao Prêmio Grande Otelo de Melhor Filme do Júri Popular. A programação vai até 29 de julho, permitindo ao público votar em três categorias: longas de ficção, comédia e documentário.
Entre os títulos de ficção estão Ainda Estou Aqui, de Walter Salles; Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Malu, de Pedro Freire; e Motel Destino, de Karim Aïnouz. Já na categoria documentário concorrem 3 Obás de Xangô, Assexybilidade, Fernanda Young ─ Foge-me Ao Controle, Luiz Melodia – No Coração do Brasil, Milton Bituca Nascimento e Othelo, O Grande. Entre as comédias, estão Câncer com Ascendente em Virgem, Estômago 2 ─ O Poderoso Chef, Kasa Branca, O Auto da Compadecida 2 e O Dia Que Te Conheci.
As exibições ocorrem em cidades como Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Natal (RN), além de vários municípios do Rio de Janeiro, como Niterói e Paraty. Na capital fluminense, as sessões acontecem em salas da zona sul, com preços populares para o público geral e gratuidade para sócios da Academia Brasileira de Cinema.
A cerimônia de premiação será em 30 de julho na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. A Academia Brasileira de Cinema, organizadora do evento desde 2002, reconhecida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences como responsável pela indicação brasileira ao Oscar, promove a votação em duas etapas: indicação e escolha dos vencedores, com auditoria da PwC Brasil.
Nesta 24ª edição, serão entregues troféus em 30 categorias, reforçando o objetivo de valorizar o cinema brasileiro e fortalecer a indústria audiovisual do país.
Fonte: cenariomt